sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Saiba como vivem no Brasil os nascidos no pobre e distante Bangladesh


Maioria do grupo é de muçulmanos, que vieram para trabalhar e fugir de perseguições políticas em Marechal Cândido Rondon - PR  


Eduardo Marini, especial para o R7
Akash Dewan em frente à casa em que vive, em Marechal Cândido Rondonarquivo pessoal /Alamgir Akash Dewan
A reportagem começa com um singelo desafio ao amigo internauta: De qual país do mundo vem o maior número de imigrantes com pedidos de refúgio político ao Brasil?
A) Cuba - B) Colômbia - C) Haiti - D) Senegal - E) Nenhum dos países anteriores
Ponto para quem cravou a letra... E. Isso mesmo: última opção.
O Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) acaba de divulgar informação no mínimo intrigante: 1.830 bengalis pediram refúgio político ao Brasil entre janeiro e novembro de 2013. É mais do que o dobro dos 799 nascidos no país africano Senegal, o segundo da lista (os vindos do Haiti são muitos, mas a maioria fica na ilegalidade e não costuma requerer status de refugiado).
Bengali, ou bengalês, é o cidadão nascido em Bangladesh. Um país pobre, muito populoso (cerca de 156 milhões de habitantes), localizado no sul da Ásia, separado do Brasil por longos 16 mil km e com metade da população acima de 15 anos analfabeta (conheça melhor o país neste texto).
O salto impressiona. Em 2011, foram apenas 74. No ano seguinte, foram para 280 e, no passado, ainda sem contar dezembro, promoveram essa pequena invasão com 1.830 pedidos. Outro dado curioso: eles são os sétimos colocados na lista de estrangeiros empregados legalmente no Brasil em 2013. Especialistas e imigrantes bengalis estimam que entre 6.000 e 7.000 deles poderão estar por aqui legal ou ilegalmente.
Mas, afinal de contas, o que faz tanta gente de um país tão distante e diferente atravessar dois continentes e dois oceanos para viver por aqui nesses últimos anos? A busca da resposta a essa pergunta fez a reportagem do R7 localizar e conversar com alguns deles no Brasil. A perseguição política numa ponta e a tradição brasileira de boa receptividade na outra formam grande parte da explicação. Mas não é só.
Colônia
Marechal Cândido Rondon é uma agradável cidade de cerca de 48 mil habitantes no extremo oeste do Estado do Paraná, na divisa com o Paraguai, às margens do Lago de Itaipu. Uma das  potências do lugar é a Cooperativa Agroindustrial Copagril, poderosa produtora de aves e ração para o mercado interno e a exportação.
Os países de grande população ou maioria muçulmana são hoje grandes clientes da Copagril. Mas só compram e consomem as aves se elas forem abatidas no procedimento halal, método de preparação da carne de acordo com os preceitos islâmicos. Por isso, a Cândido Rondon tem uma das maiores colônias bengalis do País, com cerca de 150 pessoas, a maioria empregada nos setores de abate da cooperativa.
O bengali Alamgir Dewan Akash, 27 anos, faz parte do grupo. Veio para o Brasil em dezembro de 2012. Antes, morou por dois meses em Dubai e tentou, sem sucesso, entrar na Bolívia. Até que conseguiu um contato em Brasília que deu informações sobre Marechal Rondon e a Copagril.
Dewan Akash trabalhava no abate até bem pouco tempo, mas foi orientado por um médico a deixar o trabalho por causa de um problema em um dos braços, como conta ao R7.
— Ele disse que a atividade ficou pesada e imprópria para mim. Busco outro emprego, mas continuo vivendo na mesma casa, apoiando os antigos e recebendo novos amigos de meu país.
Ele recebia R$ 1.003 mensais brutos. Ao contrário de parte de seus compatriotas, não veio fundamentalmente por causa de salários como esse — e nem provavelmente pelos próximos, ainda que eles venham a ser razoavelmente maiores.
Exceção entre os amigos, Akash Dewan, filho de família financeiramente estável, veio para o Brasil para se livrar da perseguição política. Bangladesh era controlado politicamente pela Liga Awami e ele militava no principal partido de oposição, o Jamate-e-Islam, de orientação muçulmana. Outro grupo político forte rival do regime é o Partido Nacionalista de Bangladesh. Os conflitos entre essas três forças têm provocado instabilidade e mortes no país.
— Sou grato ao Brasil, mas ganhava muito mais por lá. Estudei comércio em um centro universitário. Trabalhei como ator e diretor de novelas, coisas das quais sinto muita falta. Conheço vários países. Falo chinês, indiano e outros idiomas, além do português, que já começo a arranhar, e do inglês, apesar de vocês acharem que essa língua não é isso que eu estou pronunciando agora (ele brinca carinhosamente com o repórter, com quem conversou num misto de inglês, português, espanhol e o que ele tentava escrever nestas três línguas).
E completa.
— Minha família controla duas empresas: uma confecção e uma agência de venda de pacotes turísticos. Tenho uma mulher, Asma Khamum, de 24 anos, uma filha, Huma, de seis, e um filho, Niloy, de cinco (Conheça a família na galeria de fotos). Todos estão lá, muito longe de mim. Precisei me afastar para ter um pouco de paz e até mesmo preservar minha vida. Não sei se quero voltar. Se o Brasil me aceitar definitivamente, acho que irei apenas para pegar a família. A política por lá é muito problemática, mas, para as organizações internacionais, eles sempre dizem que está tudo muito bem.
Apesar do fuso horário de oito horas à frente no verão [como agora] e nove no restante do ano, Akash Dewan fala diariamente com familiares por meio da internet. É sua forma de matar a saudade, aliviar as angústias e, ao mesmo tempo, se certificar de que a integridade física de todos eles está preservada.
No início de novembro de 2013, ele procurou a repórter Carina Waker Ribeiro, do jornal O Presente, de Marechal Cândido Rondon, para denunciar que a casa em que viviam a mãe, Rahima, a mulher e os filhos tinha sido incendiada pelos rivais políticos em Bangladesh.
O mesmo grupo, segundo relata, tentou colocar fogo também na confecção da família, que escapou sem ferimentos e foi para a casa de amigos. Mas Dewan fica apavorado só de pensar no que pode acontecer com eles se os adversários insistirem na perseguição.
— Por tudo isso, peço ajuda ao governo brasileiro e às organizações de direitos humanos para trazê-los para cá.
Ele mora com outros 27 bengalis em uma casa no número 218 da avenida Rio Grande do Sul, uma das mais importantes do centro de Marechal Cândido Rondon. Neste endereço, eles realizam, de manhã e à noite, algumas das cinco orações diárias feitas pelos muçulmanos. As outras são feitas na cooperativa. Há outras três ou quatro “repúblicas” do tipo na cidade e uma parte dos bengalis vive em um hotel.

Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/saiba-como-vivem-no-brasil-os-nascidos-no-pobre-e-distante-bangladesh-09022014
Sthas contrata haitiano para auxiliar estrangeiros em Lajeado- RS
Haitianos, indianos, senegaleses e bengaleses entram no Brasil diariamente. Eles vêm em busca de melhores condições de vida, mas também de formação educacional. Visando inclusive ajudar os que ficaram, muitos não tem ideia do que vão encontrar. Renél Simon veio do Haiti e trabalhará na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Lajeado (Sthas) auxiliando os recém chegados a vencer a maior barreira: o idioma.
Simon prestará o serviço de Orientação Social aos estrangeiros. O serviço consiste, além da tradução, o encaminhamento dos trabalhadores quanto às necessidades de documentação, e todo um direcionamento. O haitiano fala inglês, francês, crioulo, português e espanhol. Atualmente ele conclui o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, e caminha para uma vaga na faculdade federal gaúcha.
Assim como Simon, entre 70 e 80 estrangeiros entram no Brasil diariamente. Senegaleses e imigrantes de Bangladesh vêm encontrar melhores condições de vida. Os indianos fogem da guerra civil. “Muitos, como eu, vêm em busca de estudos. No Haiti há apenas uma faculdade federal,e poucas condições, depois do terremoto, de concluir o ensino médio”, conta o imigrante.
Com comunidade estabelecida, a adaptação não tem sido fácil, e o baixo salário, aliado ao alto custo de vida têm mandado muitos de volta. Além disso, a jornada haitiana não ultrapassava as seis horas de trabalho, enquanto que aqui, chega a 10 horas diárias. Embora transponível, outra barreira é o clima. “O Haiti é um país tropical, com temperaturas entre 18 e 32°C. Aqui passamos zero no inverno e 40 no verão.” Simon conseguiu que a esposa e a filha viessem, mas nem todos têm essa sorte. CES

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MPT investiga condições de trabalho de imigrantes em Londrina - PR

Onda migratória de haitianos e bengaleses na região é apurada; investigações se concentram nos frigoríficos, onde a maioria trabalha
Lis Sayuri
Arquidiocese de Londrina reuniu ontem várias lideranças paroquiais para divulgar tema da campanha deste ano: "Fraternidade e Tráfico Humano"
Londrina – Em pesquisa divulgada em junho de 2012, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou que as vítimas do trabalho forçado e exploração sexual chegavam a 20,9 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 14,2 milhões (68%) eram exploradas em trabalhos forçados em diversas atividades econômicas. No Brasil, essa realidade não é diferente. De acordo com estatísticas levantadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 2003 a 2012 foram registrados 62.802 casos de pessoas em trabalho escravo ou análogo à escravidão, a absoluta maioria do sexo masculino (95,3%). Além de brasileiros, vários imigrantes estavam nessa relação, especialmente peruanos e bolivianos.

Todos esses números, e a percepção de que o aviltamento à dignidade humana é uma realidade escondida, embasam o tema da Campanha da Fraternidade de 2014 escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "Fraternidade e Tráfico Humano". A campanha será lançada oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, mas ontem a Mitra Arquidiocesana de Londrina deu início às atividades do calendário pastoral com um encontro entre várias lideranças paroquiais de sete dos 16 municípios que fazem parte da Arquidiocese. A reunião foi realizada no centro pastoral da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, no Jardim Alvorada (zona oeste) e teve o objetivo de promover a conscientização da comunidade para um tema que a própria Igreja Católica considera "difícil".

Aliciamento


A problemática do tráfico humano e da exploração da força de trabalho joga luz a uma realidade local que vem preocupando movimentos sociais ligados à Arquidiocese e já tem sido objeto de investigação por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Londrina e região: a crescente onda migratória de haitianos e bengaleses que vêm para cá em busca de emprego. Não há um número preciso, mas a Cáritas Arquidiocesana, que desenvolve ações sociais com parte desses imigrantes, estima que haja cerca de 400 bengaleses em Londrina, Rolândia e Jaguapitã. Os haitianos se concentram em Londrina, Cambé e Ibiporã e estariam em menor número. A maioria trabalha em frigoríficos e na construção civil. Segundo o setor de imigração da Polícia Federal (PF), eles chegam ao País como refugiados e tentam obter autorização de residência por razões humanitárias.

"Há uma investigação em curso e o que eu posso dizer é que uma das linhas é verificar se de fato se caracteriza como aliciamento a forma como as pessoas estão sendo contratadas ou não. Se você olhar diretamente, não é, mas há suspeitas de que há algo que possa se caracterizar como aliciamento", aponta o procurador do Ministério Público do Trabalho, Heiler Natali. De acordo com ele, as investigações se concentram nos frigoríficos.

O arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, admite que as circunstâncias que envolvem a migração repentina de haitianos e bengaleses para a região preocupam a Arquidiocese. "Nós tivemos que recorrer à CNBB e a todos os órgãos da nossa realidade municipal, estadual e federal, para resolver esse problema da migração repentina de bengaleses e haitianos. Claro, alguns têm segurança e vêm trabalhar em frigoríficos da nossa região, mas outros não, a gente não sabe por que vêm, como vêm, e há suspeitas de que haja entre esses migrantes tráfico de pessoas", diz.

Continue lendo:

- Bengaleses são atraídos por salários

- ‘É preciso tocar nessa ferida’, diz dom Orlando

-
Diego Prazeres
Reportagem Local
Fonte: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2825-20140224&tit=mpt+investiga+aliciamento+de+trabalhadores+imigrantes

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Meu Paraná dá a volta ao mundo pela gastronomia de Foz do Iguaçu

Cidade oferece pratos típicos de mais de 80 nacionalidades


Meu Paraná mostra a impressionante culinária da fronteira (Foto: Reprodução)Meu Paraná mostra a impressionante culinária da fronteira (Foto: Reprodução)
Meu Paraná deste sábado (15) foi até a região de Foz do Iguaçu mostrar que o impacto das várias nacionalidades, que se fixarama na região, na culinária local. É tanta variedade que Foz do Iguaçu é capaz de oferecer os pratos típicos de mais de 80 nacionalidades diferentes.
O encontro de tantas culturas pode ser experimentado nas mesas de mais de 240 restaurantes da cidade. Há restaurantes com os grandes pratos da culinária árabe, espanhola, japonesa, alemã, além de tantas outras. No primeiro bloco, você vai conhecer alguns dos imigrantes que vieram ao Brasil e usaram suas origens para abrir restaurantes na cidade.
Mas, no meio de tanta cultura culinária estrangeira, onde ficam as tradições brasileiras? Foz do Iguaçu também é a casa de muita gente que veio de outros estados do Brasil. Os migrantes também trouxeram suas marcas e é possível se degustar o melhor do churrasco gaúcho, os fortes temperos da cozinha baiana, os sabores da culinária colonial e caseira.



Fonte: http://redeglobo.globo.com/rpctv/meuparana/noticia/2014/02/meu-parana-da-volta-ao-mundo-pela-gastronomia-de-foz-do-iguacu.html

Curitiba: terra de paz para o recomeço



Brunno Covello/Gazeta do Povo
Brunno Covello/Gazeta do Povo / A família Al-Lahham veio da Síria para Curitiba em busca de uma nova vida. Eles carregam a esperança de construir no Brasil um futuro longe dos horrores da guerraA família Al-Lahham veio da Síria para Curitiba em busca de uma nova vida. Eles carregam a esperança de construir no Brasil um futuro longe dos horrores da guerra

Economia estável e segurança atraem mais migrantes refugiados ao Paraná, mas falta estrutura para ampará-los de forma adequada

Publicado em 16/02/2014 | 

Na sala do apartamento alugado no Alto da XV, em Curitiba, a família Al-Lahham se sente segura. Os bombardeios e rajadas de metralhadoras ficaram para trás, na Síria. O país em que nasceram está devastado por uma guerra civil que dura mais de três anos. A chegada ao Brasil em uma data simbólica – 25 de dezembro – encheu de esperança a matriarca Kamilia Akminasi, de 54 anos, e seus cinco filhos. Querem construir um futuro por aqui, longe dos horrores da guerra. Os semblantes suaves de quem agora está em paz só se cerram quando se lembram do conflito no Oriente.
Falta de dados emperra políticas públicas
A elaboração de uma rede de amparo aos migrantes, especialmente aos refugiados, esbarra na falta de dados oficiais. O que se tem são apenas estimativas feitas pelas entidades que atuam no atendimentos dos estrangeiros que chegam no estado à procura de refúgio.
A OAB calcula que o Paraná tenha hoje cerca de 50 mil estrangeiros vivendo legalmente – 19 mil em Curitiba. Outros cinco mil – principalmente haitianos e andinos – devem estar irregularmente no estado. Nem mesmo o Departamento da Polícia Federal no Paraná soube dizer quantos são os imigrantes e quantos são refugiados.
As entidades apontam que as rotas de imigração se intensificaram no estado a partir de 2012, principalmente por causa da economia estável e da segurança. Um passo importante deve ser dado neste ano, quando o Comitê Estadual para Migrantes e Refugiados espera criar um banco de dados para monitorar os fluxos de estrangeiros.
“Os dados ajudariam a forçar as instituições a se moverem para estabelecer políticas públicas voltadas aos migrantes, principalmente aos refugiados”, diz a vice-presidente da Casa Latino-Americana, Ivete Maria Caribé da Rocha.
5.050 pedidos de vistos de refugiados, de 69 países, estavam pendentes no Ministério da Justiça até novembro de 2013. Em quatro anos, o Brasil emitiu 7,1 mil autorizações para concessão de visto permanente “em caráter humanitário”.
“No começo, eu achava que a guerra ia terminar em breve. Os meses foram se passando e as batalhas continuavam. Eu passei a achar que guerreiros e bombas brotariam do chão e nos matariam”, conta Kamilia. “A Síria era o país mais tranquilo do mundo. Agora, é o pior lugar para se viver”, lamenta o médico Feras Al-Lahham, de 32 anos, o filho mais velho.
Principalmente por causa da segurança, Curitiba tem sido, desde o ano passado, um dos refúgios escolhidos por sírios que abandonam o país de origem para fugir do conflito. A Comissão de Direitos dos Migrantes e Refugiados da Ordem dos Advogados do Brasil estima que 21 deles tenham chegado à capital paranaense em 2013.
Mas a cidade não tem recebido refugiados somente do Oriente. Há um fluxo migratório intenso de africanos (principalmente da Nigéria, Congo e Guiné-Bissau) e da América Latina (haitianos, venezuelanos, colombianos, equatorianos e bolivianos), muitas vezes atraídos pelo sonho de um emprego.
Apesar da esperança com que os migrantes desembarcam, a falta de estrutura governamental para ampará-los e inseri-los na comunidade e no mercado de trabalho impõe um entrave. No Paraná, não há nem sequer uma casa de acolhimento. Não fossem entidades como OAB, Casa Latino-Americana (Casla) e Pastoral do Migrante, eles estariam à deriva.
A língua portuguesa também é uma barreira. Pouquíssimos chegam ao Brasil sabendo falar o idioma local, que é aprendido no dia a dia a partir do esforço dos próprios migrantes. “Infelizmente ainda não existe uma política pública voltada aos migrantes, não só no Paraná. O próprio Estatuto do Migrante é ultrapassado: tem mais um caráter de segurança nacional que um escopo de direitos humanos”, diz a advogada Nádia Floriani, presidente da comissão da OAB-PR.
Colaborou: Simon Benoit-Guyod
LONGE DA GUERRA: “Me considero uma sobrevivente”, diz refugiada síria
Até março de 2011, Damasco era considerada uma cidade tranquila e multicultural. Mas os confrontos entre grupos dissidentes e tropas leais ao presidente Bashar al-Assad trouxeram pânico e tensão aos moradores. Desde que os bombardeios começaram, a família Al-Lahham não pôde dormir uma noite sequer. Não se acostumavam com as explosões e saraivadas de balas.
“Toda noite tinha batalhas e ouvia-se os mísseis explodindo perto. É impossível dormir com a sensação de que você pode ser atingido a qualquer momento”, conta Feras Al-Lahham. “Sempre que tínhamos que sair de casa, rezávamos para poder voltar em segurança”, completa o irmão dele, Ahmed, de 31 anos, dentista e professor universitário.
Mesmo com as orações, dois membros dos Al-Lahham tiveram contato direto com os atentados. A empresa em que a farmacêutica Yusra Al-Lahham, de 29 anos, trabalhava foi alvo de mísseis por duas vezes. Também quase foi atingida por ataques nas ruas. Teve de fugir às pressas, entre escombros. “Eu me considero uma sobrevivente”, resume. A escola onde a caçula da família, Nour, de 17 anos, estudava foi bombardeada dezenas de vezes. “Por causa disso, a gente tinha aula um dia sim, outro não. Vários colegas tiveram parentes mortos. Era muito triste”, desabafa a garota, que hoje se diverte tocando violão em casa.
Com o acirramento do confronto, a vida em Damasco foi ficando mais tensa. Exausta, a família decidiu deixar a Síria. Os seis se juntaram aos mais de dois milhões que já abandonaram o país. Assim como outros 66 sírios que pediram refúgio ao Brasil, os Al-Lahham viram aqui uma oportunidade de recomeço. Venderam o que puderam e partiram para cá em uma viagem complicada, cujos detalhes preferem manter em sigilo, por questões de segurança. Em paz, tentam construir vida nova.
Bebê garante permanência de equatorianos
Julian Matheus tem quase três anos. Filho de imigrantes equatorianos, ele ainda é muito jovem para ter consciência de que foi o responsável pela permanência da família no Brasil. O menino nasceu em Curitiba, quando a Polícia Federal já havia emitido a ordem para que a família fosse deportada. Com o nascimento do menino em solo brasileiro, toda a família conquistou o direito de ficar no país.
Entretanto, o processo não foi tão simples. Os pais de Matheus, o músico Julian Remache, de 33 anos, e a artesã Maria Rebeca Aria, de 34 anos, vieram da pequena cidade de Otavalo, em 2009. Após entrarem no Brasil, permaneceram ilegalmente em Curitiba, como centenas de imigrantes latinos.
Em 2010, Maria Rebeca engravidou e passou a sentir na pele as consequências da clandestinidade. Sem documentos, ela não conseguia atendimento em hospitais e postos de saúde, mesmo com uma barriga de oito meses. “Teve uma noite em que eu estava sentindo muitas dores. Me mandaram de volta para casa. Pensei que fosse acontecer algo pior.”
O atendimento só foi garantido depois que a OAB e a Casla intercederam pela imigrante. Por determinação da Justiça, unidades de saúde fo­ram obrigadas a atender a equatoriana.
A família conseguiu se estabelecer, mas não abandonou as origens. Maria Rebeca e as filhas Eidi, de 10 anos, e Alis­son, de 12 anos, ostentam roupas típicas, com os coloridos bordados equatorianos. O patriarca Julian se apresenta em praças, tocando músicas andinas. Além disso, a família abriu uma pequena confecção. “Meus pais me ensinaram a valorizar minha cul­tura. Gostamos muito do Brasil, mas nunca vamos nos esquecer de quem somos”, diz a equatoriana.
Sírios querem validar diplomas para recomeçar a vida
Os Al-Lahham chegaram ao Brasil com a disposição de quem quer fincar raízes por aqui. Apesar disso, têm esbarrado na burocracia para encontrar emprego. À exceção da caçula – que é estudante – todos os outros integrantes do clã têm formação universitária, mas aguardam a validação dos diplomas para poderem exercer suas profissões.
“No Consulado [Sírio] falaram que ia ser fácil validar, mas tudo tem sido demorado. Queremos trabalhar e produzir aqui, em nossas áreas”, disse Feras Al-Lahham, médico, que faz um apelo às autoridades brasileiras. Por enquanto, eles vivem de uma reserva financeira acumulada ainda em Damasco.
As esperanças são mais fortes em relação a Saad, de 27 anos, engenheiro de petróleo. Ele espera encontrar menos burocracia em sua área para começar a trabalhar. O Ministério da Justiça foi procurado, mas não informou se há algum auxílio para agilizar a validação de diplomas de refugiados.
Rotina
Enquanto esperam uma oportunidade de emprego, os Al-Lahham permanecem unidos. Muçulmanos, foram uma vez à mesquita, no bairro São Francisco. Também conheceram o Jardim Botânico. Nas noites, os irmãos se revezam ao violão, acompanhando o dedilhado da caçula Noar.
Simpáticos, já arrancam acenos do porteiro e de vizinhos. Arriscam algumas palavras em português, mas ainda penam para se comunicar: lançam mão de gestos e até do Google Tradutor. Duas vezes por semana, vão ter aulas gratuitas de português, conseguidas por um amigo. “Cada dia é um amigo novo. O povo é caloroso, então as dificuldades se amenizam”, resumiu Saad.
*Quem puder ajudar pode entrar em contato com a família pelos e-mails: saad.allaham@hotmail.com,dr_lahham@hotmail.com dr.odf@hotmail.com

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1447625










quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cáritas Arquidiocesana de Londrina - PR "IV Manhã de Integração com os Haitianos".

 A Cáritas Arquidiocesana de Londrina juntamente com a Pastoral do Migrante de Londrina, realizaram no ultimo domingo, dia 02 de Fevereiro de 2014, a IV Manhã de Integração com os Haitianos, onde pudemos dar continuidade às rodas de conversa, orientação jurídica, documentação, ofertas de cursos e o fortalecimento da sua cultura e experiências vividas.
Neste dia contamos com a presença de vários imigrantes haitianos que já começam a comparecer nesses momentos de integração com suas famílias. Tivemos a grata surpresa de conhecer as crianças, filhos de haitianos já nascidos no Brasil e outros que estavam no Haiti aguardando uma oportunidade de se unir aos seus pais que já estavam em nosso país. Foi um momento importante e emocionante para nós da Cáritas, da Pastoral do Migrante e de todos os voluntários envolvidos nessa missão. Ver famílias reunidas, trazendo nas suas bagagens seus sonhos e desejos de encontrar nesse país uma oportunidade de oferecer à sua família uma vida melhor.

Sabemos que as dificuldades são imensas, tanto de adaptação à uma cultura tão diferente da sua terra, quanto à inclusão profissional que lhe permita dignamente sustentar os seus. Temos consciência das enormes dificuldades internas que nosso país tem com os seus próprios filhos, mas temos também, com muita clareza, a certeza do nosso papel missionário e profético de ajudar esses imigrantes nessa integração e na defesa dos seus direitos.
Firmamos importantes parcerias, como o SENAI, que vem nesse momento ofertar possibilidades de capacitação profissional para que assim, os imigrantes possam de fato, ter uma oportunidade de trabalho digna e reconhecida. Também a União dos Juristas Católicos, que estivem conosco esclarecendo as dúvidas quanto às legislações do nosso país. Nós como Cáritas, orientamos com relação à documentação junto à Policia Federal, Consulado Haitiano, renovação de passaporte, entre outros.
Vimos esse momento, como mais uma resposta da Igreja ao grande desafio atual, o da Mobilidade Humana e o Direito à Vida.


Fonte: Caritas de Londrina

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Amigos e amigas,
Segue, em anexo, nova Relação de haitianos que acabam de receber residência permanente. A Listagem foi publicada no Diário Oficial do dia 31 de dezembro de 2013, p. 52 e 53. Já se encontra na página do IMDH - www.migrante.org.br
Recomendamos divulgação... Avisem os haitianos que acaso vocês conhecem, as empresas nas quais trabalham, enfim, ajudem-nos a que a comunicação chegue aos interessados. Eles tem apenas 90 dias para providenciar o registro na Polícia Federal. Por isso, é urgente que tomem conhecimento desta publicação.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas.
Um abraço e saudações a todos e todas!
Ir. Rosita Milesi

http://www.migrante.org.br/migrante/components/com_booklibrary/ebooks/residencia-permanente-dou-31012014.pdf

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SIRIOS REFUGIADOS EM BUSCA DE RECOMEÇO EM CURITIBA-PR

VEJA REPORTAGEM DA REVISTA RPC

http://globotv.globo.com/rpc/revista-rpc/v/sirios-refugiados-em-busca-do-recomeco/3120541/



Fonte: http://globotv.globo.com/rpc/revista-rpc/v/sirios-refugiados-em-busca-do-recomeco/3120541/