terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Confraternização promovida pela Cáritas reuniu 200 haitianos

O último domingo, dia 20, foi marcado por uma linda confraternização haitiana. Músicas e comidas típicas do Haiti fizeram com que os haitianos matassem um pouco da saudade de sua terra.
 
Em média 200 haitianos participaram de uma confraternização de fim de ano que aconteceu na paróquia Catedral Divino Espírito Santo em uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Umuarama, a paróquia Catedral e a Mitra Diocesana, através do ecônomo pe. Ayres Michel.
 
Reginaldo Urbano Argentino, diretor da Cáritas Diocesana e Regional, disse se sentir satisfeito com o resultado do evento. “É muito bom ver a alegria e o sorriso desses nossos irmãos. O objetivo foi atingido: tornar o dia deles um pouquinho mais feliz relembrando as origens haitianas, e lembrando-os que apesar de estarem longe da família, não estão sozinhos”.
 
O ambiente, que estava decorado com bandeiras do Brasil e do Haiti, criou um clima de saudade para eles. Alguns músicos haitianos fizeram suas apresentações cantando, dançando e tocando instrumentos. A comida também era típica haitiana, o que os agradou muito. Para Frantzdy Saintigene, haitiano de 41 anos que mora em Umuarama há 1 ano, o dia foi muito bom para lembrar das origens. “A ideia deste evento foi muito boa, eu gostei muito e estou aqui com muita alegria”, e comentou sobre o Natal, “nessa época do ano, para nós que deixamos a família longe é muito triste, e hoje pudemos sorrir um pouco mais”.
 
Eles se sentiram muito à vontade para dançar, cantar e fazer amizade. Foi visível a alegria e o entusiasmo por terem sido lembrados. Wadson Agenat, que é haitiano e vive em Umuarama há 6 meses, contou que ficou muito animado com o almoço de fim de ano. “Para mim e para todos os outros haitianos que estiveram presentes, foi muito legal. Todos só elogiaram o evento”. Wadson, emocionado, conta que todos ficaram satisfeitos com o cardápio. “Nós ficamos emocionados porque não imaginávamos que iriam preparar nossa comida. Ficou igual à comida do Haiti e foi muito bom matar um pouquinho da saudade da nossa terra”. 
 
O evento foi marcado por muita emoção nos momentos de oração e do cântico do Hino Nacional do Haiti e do Brasil.
Fonte: http://diocesedeumuarama.org.br/noticias_view.php?id=2845#.VnmwX_krLIW

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Refugiados que vieram para Curitiba tentar uma vida melhor recebem carinho de voluntários


Veja aqui:

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/curitiba/v/refugiados-que-vieram-para-curitiba-tentar-uma-vida-melhor-recebem-carinho-de-voluntarios/4656016/