sexta-feira, 7 de novembro de 2014

DIOCESE E UNIVERSIDADE NO MUNICIPIO DE NOVA ERECHIM PARTICIPAM DE ESTUDO SOBRE MIGRAÇÕES
Na manhã desta quinta-feira (06) o padre Carlista João Marcos Cimadon, de Porto Alegre (RS), esteve em Chapecó para socializar estudos realizados na área das migrações. Os padres carlistas tem como carisma o trabalho com migrantes e recebem formação, sobretudo, voltada para esta área. Atualmente eles estão presentes em cerca de 30 países, entre eles o Brasil.
Na conversa João socializou a forma de organização da rede de apoio aos migrantes no Rio Grande do Sul e a articulação realizada em nível nacional.
Logo na introdução do Livro "Os novos rostos da imigração no Brasil - Haitianos no Rio Grande do Sul", destaca-se a mudança de cenário e nomenclatura dos países que antes se caracterizavam por apenas receber migrantes ou "exportá-los": "[...] Somos hoje um país de imigração, emigração, trânsito e de retorno de brasileiros que voltam depois de longos anos no exterior." (p. 07)
Participaram da formação representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Diocese de Chapecó que estudam o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário