terça-feira, 3 de março de 2015

I ENCONTRO DA FORMAÇÃO PARA NOVO AGENTES DA PASTORAL DO MIGRANTE

No último sábado (28/02) e domingo (01/03) aconteceu o 1º Encontro de Formação para novos agentes da Pastoral do Migrante Regional Sul II Paraná, o encontro aconteceu na chácara São José em Londrina. 
Participaram do encontro 35 agentes das dioceses de Curitiba, Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Londrina e Maringá. Dom Orlando Brandes arcebispo de Londrina, fez a acolhida lembrando a grande dificuldade que a Pastoral do Migrante enfrenta, lembrou ainda das migrações citadas na Bíblia e da parceria que a pastoral do migrante deve fazer com outras pastorais.
Como assessore contamos com o padre Edivan Pedro dos Santos da Arquidiocese de Londrina que nos deixou uma provocação sobre a “Igreja em saída” falou dos documentos da Igreja, dizendo que a igreja é rica em documentos e temos muito para estudar, e questiona, temos o olhar voltado ao migrante como ser humano, e diz, ser presença se faz a partir do sair de si. Ainda quem nos ajudou foi o assessor José Carlos Pereira membro da colegiada do SPM- Serviço Pastoral dos Migrantes  e do CEM- Centro de Estudos Migratórios de São Paulo, que nos trouxe uma analise de conjuntura com a Realidade migratória no Brasil e no Mundo e a Missão da Pastoral do Migrante no chão das comunidades, as Migrações contemporâneas no contexto histórico, causas/ motivações atuais. A equipe teve momentos muito ricos de formação, espiritualidade e alegria. Na noite de sábado participamos da missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em seguida, de volta na chácara apreciamos uma noite cultural com muita animação e comidas típicas das regiões.
Como encaminhamentos foi feita uma carta destacando a importância da Pastoral do Migrante na defesa da pessoa humana especialmente dos Migrantes, Refugiados e Apatridas, tendo o dever de denunciar as mazelas sociais, conscientizando a sociedade para que não se omita a tantas injustiças. Carta esta que sera divulgada para todas as dioceses do Paraná.  Um próximo encontro ficou agendado e acontecerá em Agosto de 2015 em Curitiba. Como motivação ficamos com o lema da Campanha da Fraternidade. EU VIM PARA SERVIR.

Por Lucia Bamberg Valentim

 Fotos: Hellen Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário