quarta-feira, 9 de março de 2016

ENCONTRO DA PASTORAL DO MIGRANTE REGIONAL SUL 2 EM APUCARANA-PR

No ultimo sabado e domingo (05 e 06/03) aconteceu mais um Encontro de Formação para agentes da Pastoral do Migrante Regional Sul 2, o encontro aconteceu na paróquia São José em Apucarana, PR.  Numa programação alegre e de muito comprometimento, participaram representantes das dioceses de São José dos Pinhais, Londrina, Apucarana, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel,Jacarezinho, Umuarama e Foz do Iguaçu.

O objetivo do encontro foi fortalecer ações integradas e a criação de um espaço para a pastoral em todas as dioceses.
 Ildo Perondi, Frei Capuchinho da Arquidiocese de Londrina, como assessor proferiu a palestra com o tema “Ecumenismo e diálogo inter-religioso” apresentando a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Contextualizou que, como igrejas, podemos compartilhar dons e recursos;  temos o desafio de construir uma casa comum justa, sustentável e habitável para todos os seres vivos.
Foi feito o Resgate Histórico da Pastoral do Migrante do Paraná com Pistas de atuação e ação, qual o chão pastoral, Onde ela está inserida e qual a prática pastoral.  Utilizado o subsidio “Algumas Orientações para a Ação Pastoral junto aos Migrantes” elaborado por Pe. Alfredo Gonçalvez e Ir. Rosita Milesi. O texto  apresenta  acolhida;   A origem e destino;  Locais de atendimento, orientação e informação;  EncontroLuta pelos Direitos;  Respeito e valorização da história e da cultura;  Atuação por Políticas Públicas;  Formação Permanente;  Espiritualidade do povo a caminho;  O agente da Pastoral do Migrante;  Princípios Fundamentais para uma Pastoral das Migrações.
 Como encaminhamentos e ações, foi criado um Grupo de Trabalho - GT de Comunicação da Pastoral do Migrante. Promover/estimular ao menos uma ação especifica nas Dioceses na Semana do Migrante, e também nas dioceses que ainda não tem a Pastoral do Migrante organizada.  A coordenação regional da pastoral do migrante fará visitas, para estimular e promover a criação da mesma nas dioceses onde não há ainda.
O encontro foi determinante para conhecer as ações que estão sendo realizadas no interior do Estado, trocar experiências e estabelecer ações integradas. 
Fonte: Lucia Bamberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário