terça-feira, 1 de abril de 2014

Migrantes e refugiados
Evento debateu soluções para um Brasil mais justo e menos desigual
Texto: Cândida Portolan
Imagens: Aline Spassini

Estamos aqui para estruturar ideias práticas que tornem o Brasil mais justo e menos desigual na perspectiva da migração”, declarou a professora Gabriela Mezzanotti, coordenadora do curso de Relações Internacionais e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na Unisinos na abertura da 1ª Conferência Livre da Comigrar - Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio, realizada ontem na universidade, em parceria com a Associação Antônio Vieira (ASAV). 
Estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Serviço Social e Jornalismo, professores e representantes de entidades colaboradoras, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), da Associação Antônio Vieira (ASAV) e do Projeto de Reassentamento Solidário de Refugiados no RS, lotaram o auditório Bruno Hammes para participar da programação do evento, que incluiu a reflexão, o debate e construção de soluções para elaboração da nova Política Pública Nacional que trata da Migração e Refúgio no país. “Esta é uma oportunidade única para diagnosticar as necessidades dessa população”, afirmou Gabriela. 

Padre José Ivo Follmann, vice-reitor da Unisinos e diretor de Assistência Social da ASAV, ressaltou a importância da observação dos problemas sociais enfrentados pelos estrangeiros que chegam ao Brasil sob os dois status. “É necessário construir propostas de Políticas Públicas para os migrantes e refugiados, sem esquecer que somos marcados por preconceitos e discriminações. São atos falhos coletivos que podem comprometer a qualidade de vida e socialização”, ponderou.
A deficiência da estrutura para promover tal socialização também foi discutida. Karin Kaid Wapechowski, Coordenadora do Projeto de Reassentamento Solidário de Refugiados no RS, deixou claro, “existe a carência de uma estrutura para acolhimento aos reassentados, que devem ter acesso aos mesmos direitos do restante da população”.
Juliana Serra é aluna de RI e já se deparou inúmeras vezes com o tema na sala de aula. Na Conferência, encontrou uma oportunidade de confrontar a teoria com a experiência prática de concretizar suas observações em propostas reais de melhorias. “De fato, a integração social e o desconhecimento da sociedade acerca do assunto me parecem os principais problemas que precisam ser solucionados. Sabemos que existem pessoas, entidades e organizações que se dedicam pela causa. Um Projeto de Lei novo pode potencializar sua atuação junto à população”, concluiu.
Propostas para Projeto de Lei
 
Após o debate, foram escolhidos por votação 15 propostas para serem apresentadas na Etapa Nacional da Comigrar, em São Paulo.  As propostas indicaram a necessidade de inclusão do tema em currículos do ensino médio e fundamental, em concursos públicos, a elaboração de análises transversais sobre o tema, a criação de núcleos de apoio ao migrante em Universidades, entre outras.


    Fonte: http://www.juonline.com.br/index.php/graduacao/25.03.2014/migrantes-e-refugiados/3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário