domingo, 7 de dezembro de 2014


PRÊMIO João Canuto 2014

 Atriz Dira Paes presenteia Elizete Sant'Anna de Oliveira, Scalabriniana  que trabalha em favor dos pobres e migrantes em Curitiba - PR

01/12/2014 



Dira Paes presenteia Elizete Sant'Anna de Oliveira, Scalabriniana  
    

A religiosa Elizete Sant'Anna de Oliveira é uma Leiga Scalabriniana e trabalha em favor dos pobres em Curitiba. Leigos Missionários Scalabrinianos são inspirados no missionário italiano João Batista Scalabrini, que fundou uma congregação em 1895. A missão deles é testemunhar e anunciar o amor de Deus entre os migrantes, nas formas leigas da vida cotidiana. Nas últimas décadas, estes missionários podem ser encontrados na fronteira mexicana acolhendo os migrantes que tentam a sorte nos Estados Unidos, entre os marítimos, nas Filipinas, ou entre os norte-africanos refugiados na França.
Em 2011, Elizete foi eleita vice-presidente da coordenação nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes, na mesma assembléia que anunciou entre as prioridades o fortalecimento da luta contra o trabalho escravo e o acompanhamento dos migrantes na origem e no destino.
Formada e graduada em Serviço Social pela PUC do Paraná em 2000, Elizete Sant'Anna exerceu por doze anos a profissão como assistente social no Centro de Atendimento ao Migrante da Família Scalabriniana em Curitiba.
É membro do Comitê Estadual para Migrantes e Refugiados do estado do Paraná e do Comitê  de Acompanhamento da Sociedade Civil para as migrações do Ministério da Justiça. 
Nossa irmã tem presença significativa na organização das diferentes comunidades migrantes no Paraná levando os estrangeiros a uma efetiva integração à sociedade brasileira sem perder as origens e as raízes,lutando para que se sintam protagonistas da história, sujeitos de direitos e agentes socio-políticos de mudanças.
Exerce um papel fundamental também na mediação e na articulação de diferentes instituições da sociedade civil e organismos internacionais e de governo com objetivo de garantir a cidadania aos imigrantes e por uma nova lei de migrações no Brasil.
Esta grande defensora da causa migratória e do refúgio crê firmemente que uma sociedade mais justa e solidária, e a utopia de um novo mundo, passam pela cidadania universal para que os diferentes vivam como semelhantes e para que o meio ambiente, como nossa única casa comum,  seja cuidado com carinho e responsabilidade por todos os caminhantes.
Fonte: http://www.humanosdireitos.org/atividades/historico/833-PReMIO-Joao-Canuto-2014.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário