sábado, 22 de setembro de 2012

Curso de Formação para Conselheiros de Políticas Públicas e a Construção da Cidadania


Curitiba, 21 de setembro de 2012


Aconteceu em Curitiba a nível Estadual nos dias 11 à 14 de setembro 2012 o Curso para Conselheiros de Políticas Públicas e a Construção da Cidadania, onde eu Lucia Bamberg Valentim e a Maria Bernadete Strapasson (agentes voluntárias da Pastoral do Migrante) participamos como convidadas representando a mesma. O Curso aconteceu nas dependências da Associação Paranaense do Ministério Público, sendo promovido e coordenado pela SEJU, Secretaria de Justiça do Estado do Paraná.
  Foram quatro dias intensos com vários docentes apresentando temas provocativos e instigantes. Dentro deste espaço que nos foi oferecido tivemos a grande oportunidade de aprender mais sobre as Razões das Políticas Publicas, sobre Violência e Sociedade Contemporânea, Sobre Direitos Humanos e Democracia, Democracia Participativa e Conselhos, Legislação e Equipamentos Sociais, Segurança e Educação, Mediação de Conflitos, Direitos Humanos e Cidadania e Organização de Condução de Reuniões.
No transcorrer do curso estiveram presentes pessoas ligados ao Comitê para Migrantes e Refugiados no Paraná na pessoa do Professor José Antonio Gediel e a presença permanente da Profª Fátima, ambos da SEJU.
 Foi importante nossa presença e participação, porque tivemos a oportunidade de apresentar e falar da Pastoral do Migrante de Curitiba e Regional Sul II, onde no final do curso cada conselho explanou um pouco sobre seus trabalhos, e nós representantes da pastoral apresentamos aos demais esta Pastoral Social que ainda não tem o conhecimento de todas as pessoas e por vezes passa despercebida na sociedade todo um trabalho de acolhida feita aos migrantes, e é desconhecido também por parte da sociedade estas pessoas que na luta por um mundo melhor, objetivando realizar sonhos partem de suas terras e vão viver em outro lugar.
Parece pertinente dizer aqui muito daquilo que foi falado no curso se encaixa nestas políticas públicas que por certo tendem muito a melhorar ainda...
Deixamos aqui nosso registro dizendo que o curso muito contribuiu e acrescentou em nosso processo de aprendizagem e participação enquanto cidadã contribuiu também em nossas vidas e assim podemos dizer que em nossa atuação como agentes da pastoral do migrante.
Lucia Bamberg Valentim e Maria Bernadete Strapasson, pela Pastoral do Migrante Regional Sul II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário