domingo, 23 de setembro de 2012

ONG católica propõe política nacional para as migrações


Entrevista com teólogo Leonir Chiarello, representante da Scalabrini International Migration Network (SIMN) na ONU. Entidade é ligada à Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos.

http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2012/09/22/ONG-CATOLICA-PROPOE-POLITICA-NACIONAL-PARA-AS-MIGRACOES.htm


Rede Scalabriniana participa de publicação sobre as migrações entre Brasil-Europa

Livro reflete sobre fluxos de trabalhadores, direito dos brasileiros e ações em favor dos migrantes em situação de vulnerabilidade

Pe. Leonir Chiarello - Diretor do SIMN
Pe. Leonir Chiarello - Diretor do SIMN
A Série Relações Brasil-Europa é publicada pela Fundação Konrad Adenauer Stifttung e o segundo volume publicado neste mês de setembro dedica-se à temática das migrações. O padre scalabriniano Leonir Mário Chiarello publicou um capítulo na série abordando “Ações Humanitárias para Migrantes em Situação de Vulnerabilidade: Tendências Históricas, Desafios Atuais e Compromissos do SIMN” (Rede Scalabriniana Internacional de Migração).

Segundo o diretor do SIMN, embora a migração irregular tenda a dominar o debate internacional há ‘outras temáticas relevantes como as mudanças demográficas, as crises financeiras, o aquecimento global, crime organizado e as guerras’. Ele ressalta que esses fatores fazem crescer a vulnerabilidade de quem migra e as dificuldades de inserção nos países receptores.

Esses migrantes ressalta padre Leonir Chiarello acabam se transformando em vítimas de violação de direitos humanos, mas ao mesmo tempo, pela relevância deste fluxo tiram o tema migratório da invisibilidade e inserem a temática na agenda pública e privada, incluindo as organizações humanitárias como o SIMN. “Ante os complexos desafios... a Rede Scalabriniana Internacional de Migração está promovendo uma série de atividades e programas destinados a proteger a dignidade e os direitos dos migrantes em situação de vulnerabilidade”.

No artigo recentemente publicado, o diretor do SIMN enfatiza os fundamentos religiosos e jurídicos das ações humanitárias para migrantes, apresenta os dez maiores desafios atuais para políticas e programas internacionais e as principais atividades e programas desenvolvidos pela Rede Scalabriniana.

O SIMN é uma organização dos Missionários de São Carlos Borromeo, Scalabrinianos, criada em 2005 e que busca trabalhar em rede, reunindo os projetos de mais de 270 organizações dos scalabrinianos nos cinco continentes. “Baseada em 125 anos de serviço e assistência aos migrantes, a congregação através do SIMN, está bem preparada para estes desafios globais, oferece serviços e busca respostas que permitam o reconhecimento e respeito da dignidade humana, sacralidade da vida, valor central da família e do trabalho dos migrantes, enfatiza padre Leonir”.

Além do capítulo sobre ações humanitárias em favor dos migrantes, há outras importantes reflexões na série como ‘ A migração como vetor de desenvolvimento; Fluxo de mão de obra para o Brasil; Migrações entre Brasil e Europa. Oportunidades para uma agenda renovada; Direitos dos brasileiros e brasileiras na União Europeia; Avanços e desafios da política migratória da União Europeia em um mundo globalizado.

A série pode ser acompanha no site da Fundação Konrad Adenauer Stiftung emhttp://www.kas.de/brasilien/pt/publications/31975/.

Roseli Lara/ Rádio Migrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário