quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Haitianos em Itajaí - SC

Representantes se reúnem para auxiliar imigrantes

Nesta  sexta–feira (19), aconteceu uma reunião no CRAS da Itaipava, para discutir questões sobre os haitianos que desde o ano passado se instalaram nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Brusque. Participaram do encontro duas Assistentes Sociais do CRAS Itaipava, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (Sedeer), da Fundação Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), Secretaria de Relacões Institucionais e Temáticas e do Porto de Itajaí.
A maior parte dos imigrantes que vieram para Itajaí se instalaram principalmente no Bairro Itaipava. Na comunidade, a empresa Multilog, ofereceu a oportunidade para muitos deles. Para ajudar a encontrar esses haitianos é que as Secretarias realizam este trabalho, que tem o intuito de auxiliá-los quanto aos seus direitos. Na reunião, foi decidido que o CRAS das comunidades, juntamente com a Polícia Federal e a Secretaria de Relacões Institucionais e Temáticas (Serit),  irão fazer o mapeamento desses dados. Além disso, a Feapi já está em fase de planejamento para um curso de língua portuguesa aos imigrantes.
De acordo com a Assessora de Assuntos Temáticos da Serit, também será desenvolvida uma cartilha com nome, sexo, origem , raça e grau de instrução, para auxiliar no cadastramento. O  arquivo estará disponível em três idiomas – Português, Francês e Inglês. Os representantes já têm data marcada para uma próxima reunião que irá acontecer no dia 04 de maio (sábado). O local ainda será definido.
___________
Informações Adicionais:
Assessora de Assuntos Temáticos da Serit
Telefone: (47) 3341-6052
 Fonte: http://www.itajai.sc.gov.br/noticia/4813/haitianos-em-itajai#.UuHBbhBTvIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário