terça-feira, 30 de junho de 2015

IMIGRAÇÃO DE SENEGALESES MOTIVA PESQUISAS NA ÁREA  - RS

Com o objetivo de mostrar aos caxienses o que não está claro com relação a migração e a cultura dos senegaleses, um grupo de seis pesquisadores realiza, desde o ano passado, um trabalho a respeito desta migração. Entre os pesquisadores está a professora da UCS e doutora em história Vânia Herédia, além de pessoas da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade de Passo Fundo e do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Cada um pesquisa a migração em sua região, já que o trabalho abrange todo o estado do Rio Grande do Sul. Vânia comenta que a UCS possui um grupo que trabalha as migrações desde 1998. “Caxias sempre absorveu muita mão de obra”, afirma a pesquisadora. Em 2011 eles começaram a observar o movimento de haitianos em direção ao sul do Brasil. Em 2014 iniciaram o grupo de estudos sobre os senegaleses, que é financiado pela Fapergs.
senegaleses 1
Islamismo é a principal religião entre os senegaleses
Segundo Vânia, neste período de pesquisa, foi possível perceber um profundo desconhecimento, por parte dos caxienses, sobre a cultura afro e a relação entre ela e a cultura brasileira. O trabalho de pesquisa inclui participar das diversas reuniões e celebrações religiosas dos senegaleses. Também foram entrevistados mais de 50 imigrantes. Algumas características da migração já foram trazidas à tona. Segundo Vânia, a migração dos senegaleses é laboral, ou seja, eles vêm em busca de trabalho. Normalmente, eles não têm alternativa ou oportunidades em seus países de origem e aceitam trabalhos que não são procurados pelos caxienses, ou seja, vagas remanescentes. Outra característica da migração é que ela é predominantemente masculina e de jovens. Mesmo com a crise econômica,
Vânia acredita que ainda há vagas para os imigrantes, pois o corte de vagas é principalmente na área industrial e não tanto no setor de serviços. O trabalho será concluído no final deste ano e um seminários para divulgar as descobertas feitas, aberto ao público, está programado para o dia 10 de dezembro. Também será lançado um livro sobre o assunto, o volume dois da série intitulada Mobilidade Humana e Dinâmicas Migratórias.
“Quanto mais conheço a realidade dos imigrantes, mais percebo o quanto é interessante a diversidade cultural”
A curiosidade por novas culturas também estimulou a estudante Juliana Rossa a realizar seus trabalho de doutorado sobre os novos imigrantes na região de Caxias. “Conviver com o diferente faz com que possamos refletir sobre nós mesmos, nos torna mais abertos e compreensivos”, explica. Para ela, a falta de conhecimento e a repetição de afirmações de senso comum são as principais causas da intolerância com os imigrantes. “Há cerca de dois anos venho fazendo um acompanhamento etnográfico com os imigrantes senegaleses em Caxias do Sul. Procuro participar de diferentes eventos realizados por eles”, relata.
Juliana também destaca algumas conclusões. A maioria dos senegaleses, segundo ela, pratica uma vertente do islamismo e frequenta uma mesquita no centro de Caxias. Eles possuem dois idiomas principais, o francês e o wolof, além de entenderem um pouco de árabe. Outra característica observada é que, como no Senegal a expectativa de vida é menor, eles se aposentam com cerca de 50 anos e os filhos tem o papel de sustentar os pais. Quando não encontram emprego em seu lugar de origem, migram para outros lugares.
Conforme a doutoranda, Caxias do Sul acolhe hoje cerca de 3 mil senegaleses. “Eles vêm pra cá por uma junção de motivos: o auxílio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), da Igreja católica, do apoio de entidades como Câmara de Vereadores, do Ministério do Trabalho e Polícia Federal. Diversas reuniões foram feitas entre esses envolvidos, para tentar agilizar processos, documentos”, explica. A previsão de Juliana é que a tese seja finalizada em dois anos. “Para mim, é uma espécie de dialética: quanto mais conheço a realidade dos imigrantes, mais percebo o quanto é interessante a diversidade cultural. Mas na essência, compreendo que somos todos iguais enquanto seres humanos, pois todos buscamos uma vida digna e melhores condições”, conclui.
Confira no infográfico algumas características destacadas pelas pesquisadoras.
Texto: Alana Bof
Foto: Juliana Rossa
Senegal 2
Fonte: http://novosimigrantesemcaxias.com/2015/06/26/imigracao-de-senegaleses-motiva-pesquisas-na-area/

Nenhum comentário:

Postar um comentário