segunda-feira, 15 de junho de 2015

Semana do Migrante inclui mutirão de atendimento em Curitiba

Série de eventos será realizada entre os dias 14 e 21 de junho



A Semana Nacional do Migrante em Curitiba terá programação que inclui a realização de um mutirão de atendimento aos estrangeiros que acabaram de chegar ao Paraná. Além de acolher os forasteiros, a série de eventos tem por objetivo ampliar o debate sobre o tema e combater o preconceito contra os migrantes. As atividades estão programadas entre os dias 14 e 21 de junho, promovidas pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, vinculado à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).
O mutirão de atendimento será realizado entre as 11h30 e 17h30 de domingo (14), na Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes, no bairro Ganchinho. O evento também contará com praça de alimentação e atividades de recreação. Além da programação central, cada paróquia da Arquidiocese de Curitiba terá eventos específicos.
Um dos principais fluxos migratórios a Curitiba é o de haitianos. Estima-se que cerca de 2,5 mil migrantes do Haiti vivam na capital paranaense e cerca de cinco mil em todo o Paraná. A Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que, entre 2010 e 2014, Curitiba foi a quarta cidade brasileira que mais recebeu haitianos.
Nesta semana, a Gazeta do Povo mostrou que o governo do estado começou a esboçar um centro de orientação aos migrantes, que funciona na Vila da Cidadania, em Pinhais. O plano prevê que 10 cidades do estado contem com albergues, até o fim de 2016.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/semana-do-migrante-inclui-mutirao-de-atendimento-em-curitiba-0qxnxwuq3yej0xqs9bib4pih1

Nenhum comentário:

Postar um comentário