quinta-feira, 28 de maio de 2015

Paraná é o quinto na preferência do imigrante

Haitianos lideram na quantidade de vistos de trabalho ou humanitário

Comunidade haitiana em Curitiba fez festa no final de semana passada, na comemoração do Dia da Bandeira (foto: Franklin de Freitas)
Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, do Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná foi o quinto estado que mais recebeu imigrantes (por visto humanitário ou não) em 2014 (até 30 de setembro). No período divulgado, foram 3.633 autorizações emitidas pelo Conselho Nacional de Imigração, do Ministério do Trabalho. Destes, 122 foram para o Paraná.
O Estado ficou atrás apenas do Distrito Federal, Acre, Amazonas e São Paulo — isso considerando apenas o estado de destino, não as migrações internas posteriores. Até o dia 30 de junho, do total de vistos 1.891 foram para haitianos. O país também recebeu um número considerável de bengalis (no primeiro semestre de 2014, 530) e senegaleses (no primeiro semestre de 2014, 240).
O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), lançou o Fórum do Trabalhador Migrante, com objetivo de debater encaminhamentos para migrantes em situação de vulnerabilidade no Paraná, no que diz respeito a suas condições de trabalho. “Queremos articular e alavancar poderes, levar a ações concretas. Nem tudo é resolvido por meio de lei ou de ação civil, precisamos fomentar políticas públicas”, afirma a procuradora do trabalho Cristiane Sbalqueiro Lopes.
“A questão dos imigrantes é delicada, sobretudo em momentos em que se fala em crise econômica, escassez e desemprego. Nosso foco estará justamente nesse trabalhador hostilizado, discriminado, vulnerável, que pode inclusive ter medo ou não saber onde procurar seus direitos”, completa.
Haitianos — A criação do Fórum acontece em decorrência de um procedimento promocional do MPT-PR, instaurado em agosto de 2014, que visava investigar a condição de trabalho dos haitianos na construção civil. Durante as inspeções, coordenadas pelo procurador do trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, foram constatadas diversas irregularidades, sobretudo no meio ambiente de trabalho.
Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/386969/parana-e-o-quinto-na-preferencia-do-imigrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário