sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


Artesanato muda a vida de pescadoras no Rio Grande do Sul

Foto: BT Produções/ Divulgação JA
Artesanato muda a vida de pescadoras no Rio Grande do Sul
Grupo da ilha da Pintada pretende divulgar o trabalho artesanal com escamas de peixe na Copa do Mundo de 2014
    Resgatar a cultura dos Açores e incentivar o turismo é o que o grupo de mulheres pescadoras da Ilha da Pintada, em Porto Alegre/RS, vem fazendo nos últimos catorze anos. A ilha é composta por descendentes de imigrantes do arquipélago português e de antigos escravos africanos, que trouxeram suas referências culturais.
    As vinte e duas mulheres que fazem parte da Art'escama buscam fazer renascer a cultura que estava desaparecida por meio do trabalho artesanal, principalmente com a escama de peixe. Com a matéria prima, elas desenvolvem um artesanato variado que vai desde a fabricação de biojoias como pulseiras, colares, brincos e flores, passando por itens de vestuário como echarpes, bolsas e vestidos bordados, e até produtos utilitários como bandejas, luminárias e porta guardanapos, que surpreendem pela beleza e suavidade. O artesanato já foi exposto e comercializado em feiras e exposições de alguns estados do país – Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina -, e também no exterior.
    O projeto “O artesanato na Rota do Turismo” recebeu investimento social de mais de R$ 170 mil. O Art'escama tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do grupo de moradores da ilha, ampliando as possibilidades de trabalho e renda, com capacitação e organização para que seja autossustentável, com foco no turismo e na proteção ambiental. De acordo com consultora e agente de desenvolvimento sustentável do projeto, Teresinha Carvalho da Silva, o recurso que recebeu da Fundação BB contribui para realizar o grande sonho de todas: ter um espaço para trabalhar e comercializar. Ela traça planos para o futuro e não quer deixar passar a oportunidade de apresentar o trabalho e a cultura do grupo na Copa do Mundo de 2014. “Porto Alegre será um das cidades sede da Copa. Queremos contar a história da Ilha da Pintada por meio do nosso artesanato e fazer parte do evento”, conclui.

    Fonte: http://www.jornalagora.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário