quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Caxias do Sul recebeu cerca de 400 imigrantes do Senegal e do Haiti em 2012

03 de janeiro de 20130
Cerca de 400 imigrantes chegaram na região da Serra nos últimos doze meses. A estatística é do Núcleo de Imigração da Polícia Federal de Caxias do Sul, que recebe imigrantes vindos de todo o Brasil para se instalar, principalmente, em Caxias, mas também em outras cidades da região.
Em 2012, foram distribuídos 259 registros permanentes para imigrantes do Haiti, que entraram em qualquer fronteira do país e pediram refúgio. Estas pessoas estão regularizadas, mas a Polícia Federal de Caxias recebeu também 120 pedidos de refúgio de pessoas vindas do Haiti e também do Senegal. Para se ter uma ideia, em 2011, apenas dois pedidos de refúgio haviam chegado a Polícia Federal e, atualmente, o número não para de crescer.
Segundo o delegado responsável pelo setor de imigração da Polícia Federal,  Vinicius Possamai Della, este acréscimo é motivado pela busca de emprego e por conta da legislação federal que acolhe esses imigrantes. O reflexo da chegada de tantos imigrantes são casas de acolhimento lotadas. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante, que fica no bairro Desvio Rizzo, irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, a casa de abrigo no bairro Desvio Rizzo conta com 22 moradores, todos do Senegal, e atinge sua lotação máxima.

Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário