terça-feira, 23 de julho de 2013

Papa Francisco está entre nós

Nesta terça-feira o Santo Padre não cumpre agenda e descansa na residência da Arquidiocese no Sumaré

Papa Francisco desfilou de papamóvel pelo Centro do Rio de Janeiro
Papa Francisco desfilou de papamóvel pelo Centro do Rio de Janeiro
Pedindo licença para chegar aos corações dos brasileiros, o Papa Francisco fez seu primeiro pronunciamento oficial no Brasil. O Santo Padre chegou ao País na tarde de segunda-feira, 22 de julho. Em um discurso emocionante, Ele disse não ter ouro nem prata mas trazer o que de mais importante Lhe foi dado: Jesus Cristo.

O primeiro dia do papa Francisco no Brasil foi marcado por sua simpatia, atenção e seu cuidado com os fiéis. Falando em um português claro, ele abençoou a todos e disse que “bota fé nos jovens”, usando uma expressão informal. Isso tudo no Palácio Guanabara no final da tarde desta segunda-feira. Antes, o papa fez questão de estar o mais perto o possível das pessoas que se aglomeraram nas ruas do Rio para vê-lo.

Com o vidro do carro aberto, Francisco se deixou ser visto e muitos que conseguiram vencer o bloqueio dos seguranças chegaram perto dele. Sorridente, o papa acenou, cumprimentou e beijou crianças, inclusive um bebê de colo. A emoção dos fiéis foi retribuída por ele com sorrisos e respeito.

No papamóvel, nas ruas centrais do Rio, Francisco ficou de pé o tempo todo e sorriu quase todo o tempo. Acostumados com o estilo do papa, os seguranças que o acompanham atendiam quando ele queria que o carro reduzisse a velocidade para que pudesse chegar mais perto das pessoas.

Alguns protestos em locais próximos de onde o papa passou não ofuscaram a primeira visita do pontífice ao exterior. Francisco não demonstrou cansaço nem mesmo com as longas filas de cumprimentos de autoridades.

Em seu discurso na cerimônia de boas-vindas no Palácio Guanabara, o papa Francisco agradeceu a Deus por permitir que na primeira viagem de seu pontificado lhe fosse permitido voltar “à amada América Latina, e em especial, ao Brasil”. Francisco disse ter aprendido que “para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pelo portal de seu imenso coração”.

Conversa reservada
Antes de seguir para a residência oficial do Sumaré, na zona oeste do Rio, o papa se reuniu reservadamente com Dilma no Palácio Guanabara. A conversa durou em torno de 15 minutos. Foi o segundo encontro privado dos dois. O primeiro ocorreu, em março, quando a presidenta compareceu à cerimônia que oficializou o início do pontificado de Francisco.

Para hoje (23), a agenda do papa por enquanto é fechada para reuniões internas. Porém, Francisco é pouco afeito a protocolos e gosta de surpreender, portanto, a programação pode ser modificada. A quem diga que ele hoje poderia quebrar este dia de tranquilidade para uma visita ao Cristo Redentor. Mas essa informação não é confirmada pelos organizadores.

Na quarta-feira, 24, o principal compromisso é a visita ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Na quinta-feira de manhã, Francisco vai à comunidade de Varginha, na Zona Norte do Rio. À noite, ele participa da festa da acolhida, na orla de Copacabana.

As confissões estão marcadas para sexta-feira. No mesmo dia, acontece a Via Sacra na praia de Copacabana, com público previsto de um milhão e meio de pessoas. No sábado, o pontífice participa de uma vigília no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

ÁUDIO
No áudio disponível abaixo, parte do discurso do Papa Francisco no Palácio Guanabara. O Jornalista Tales Armilliato acompanhou o pronunciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário