terça-feira, 30 de julho de 2013

Um rio de ternura, acolhida e alegria


Este post não tem tags
Pe. Mário Geremia, cs e Pe. Césare Ciceri, cs.
Rio de Janeiro, 29 de Julho de 2013
“O Diálogo é um caminho seguro para resolver problemas e conflitos”
  
A cidade do Rio de Janeiro entrou na onda da acolhida, recebeu um banho de ternura do Papa Francisco e foi invadida com rios de alegria pela juventude do mundo todo. Foi um mar de acolhida, ternura e alegria. A Missão Scalabriniana Santa Cecilia, Botafogo, RJ, entrou nesta onda da acolhida, recebeu um banho de ternura e solidariedade e foi invadida por rios de alegria da juventude, se transformando num mar de beleza e diversidades de diferentes bandeiras, linguagens, idiomas, símbolos, cores…
Podemos dizer que foi uma experiência em que o carisma Scalabriniano se atualizou e Scalabrini esteve presente com seu espírito através da comunidade e de seus missionários, pois foi uma semana de portas abertas 24 horas por dia, de solidariedade com doações de alimentos, de trabalhos voluntários de dedicação do próprio tempo, de oração e acolhida e celebrações em vários idiomas em nossa comunidade.
Mais de 250 jovens de 18 nacionalidades passaram pela Missão Scalabriniana Santa Cecilia do Rio de Janeiro, aonde foram acolhidos e atendidos com alimentação, alojamento, banho, celebrações, descanso…
Além da juventude tivemos a alegria da visita de inúmeros missionários e missionárias Scalabrinianos que vieram acompanhando seus grupos e da equipe vocacional (Irmãs e padres) Scalabrinianos sob a responsabilidade do Pe. Paulo Caovila. Com muita disposição, material e coragem enfrentaram a chuva e fizeram um grande anuncio vocacional aproveitando esta oportunidade. Todos os espaços tanto da Casa Religiosa como da Paróquia ficaram alegres com a presença dos jovens, padres, irmãs, religiosos e seminaristas…
         Esta logística toda serviu de alojamento e também de parada para descanso e de passagem de muitos jovens pelo fato de ser caminho e passagem para vários e diferentes eventos com o Papa Francisco que deu um banho de ternura, derramou rios de graças e em muitos momentos com muita firmeza desafiou a juventude, a Igreja e a Sociedade muito mais com perguntas do que com respostas.
         O mais impressionante foi a forma tão familiar e serena como falou a multidões e que ao mesmo tempo todos escutavam e entendiam. Até mesmo uma pessoa idosa da nossa comunidade disse: “Sempre que eu escutava alguém falar em espanhol nunca entendia e quando o Papa fala em espanhol eu entendo tudo”. Outra pessoa disse: “O Papa fala de forma tão clara e serena que todo mundo ouve e entende”. Nesta afirmação está um recado interessante para toda a Igreja, a Sociedade, o Governo e sem dúvida para cada um de nós.
         Podemos afirmar que nem a chuva, nem o frio, nem o barulho das ondas do mar e nem o barulho de certos grupos fanáticos e radicais teve sucesso, porque a ternura, a firmeza, a clareza, a serenidade do Papa e a alegria contagiante dos jovens superou tudo isso e foi como rios, ondas e um banho de Deus para a toda a cidade, o País e o mundo.
         Hoje segunda-feira começa na prática a jornada mundial da juventude e sem dúvida que somente com a graça de Deus e a ação humana pode mudar a realidade a partir desta experiência vivida como Igreja em todo o Brasil e de modo especial no Rio de Janeiro. Que a saudade deste encontro seja alimento para a profecia.
         Com a fé neste Deus que ama, com a participação de cada um de nós e com a esperança num futuro de justiça e paz, podemos mover montanhas de problemas e transformar toda a realidade. O Papa Francisco mexeu com o coração e a mente de todo mundo, jovens, idosos, crianças, adultos, políticos, governantes, intelectuais, doentes, padres, religiosos (as), empobrecidos… Apontou caminhos e chamou para o compromisso pessoal, comunitário e social, político, cultural e religiosos… Agora é a nossa vez e tudo pode ser melhor se cada um e todos quisermos e atuarmos de verdade em nosso dia a dia.
         A mensagem do diálogo, da justiça e da comunhão, sempre apontando para o sair de si mesmo e ir ao encontro do outro foi  a característica permanente nas palavras do Papa Francisco. Este será o caminho do futuro, um futuro seguro, verdadeiro, justo e fraterno não só para as Igrejas, mas para todas as Religiões, Culturas e Governos. Sentimos e vivemos esta experiência com o Papa Francisco não só através de suas palavras mas sobretudo através de seus gestos e atitudes em que ele sempre nos colocou no dentro como modelo com muita clareza e segurança a pessoa de Jesus Cristo que armou sua tenda entre nós construindo história conosco. O Deus encarnado, morto e ressuscitado.
        Não podemos deixar de reconhecer e agradecer a cidade do Rio e todo o trabalho e dedicação da multidão de voluntários e de todos os trabalhos das várias Instituições Municipais e Estaduais do Rio de Janeiro. Sem esta presença, trabalho e estrutura muitas vezes silenciosa, mas sempre muito atuante este encontro com o Papa não teria sido possível.
         Que esta semente que foi semeada com chuva, frio, calor, com ternura, alegria e acolhida, possa cair em terra boa e produza muitos frutos. Como disse o Papa Francisco “Deje ni que sea un cachito (pedacinho) de tierra en tu corazón para que esta semilla pueda germinar, crecer y producir frutos”.
         Obrigado peregrinos, obrigado Rio de Janeiro, obrigado Comunidade Scalabriniana Santa Cecilia e Pio X e um obrigado especial Papa Francisco por estes dias de encontro, profetismo, diálogo, ternura, alegria e de muita benção.
“Ide sem medo para servi”

Nenhum comentário:

Postar um comentário