quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cáritas Arquidiocesana de Londrina - PR "IV Manhã de Integração com os Haitianos".

 A Cáritas Arquidiocesana de Londrina juntamente com a Pastoral do Migrante de Londrina, realizaram no ultimo domingo, dia 02 de Fevereiro de 2014, a IV Manhã de Integração com os Haitianos, onde pudemos dar continuidade às rodas de conversa, orientação jurídica, documentação, ofertas de cursos e o fortalecimento da sua cultura e experiências vividas.
Neste dia contamos com a presença de vários imigrantes haitianos que já começam a comparecer nesses momentos de integração com suas famílias. Tivemos a grata surpresa de conhecer as crianças, filhos de haitianos já nascidos no Brasil e outros que estavam no Haiti aguardando uma oportunidade de se unir aos seus pais que já estavam em nosso país. Foi um momento importante e emocionante para nós da Cáritas, da Pastoral do Migrante e de todos os voluntários envolvidos nessa missão. Ver famílias reunidas, trazendo nas suas bagagens seus sonhos e desejos de encontrar nesse país uma oportunidade de oferecer à sua família uma vida melhor.

Sabemos que as dificuldades são imensas, tanto de adaptação à uma cultura tão diferente da sua terra, quanto à inclusão profissional que lhe permita dignamente sustentar os seus. Temos consciência das enormes dificuldades internas que nosso país tem com os seus próprios filhos, mas temos também, com muita clareza, a certeza do nosso papel missionário e profético de ajudar esses imigrantes nessa integração e na defesa dos seus direitos.
Firmamos importantes parcerias, como o SENAI, que vem nesse momento ofertar possibilidades de capacitação profissional para que assim, os imigrantes possam de fato, ter uma oportunidade de trabalho digna e reconhecida. Também a União dos Juristas Católicos, que estivem conosco esclarecendo as dúvidas quanto às legislações do nosso país. Nós como Cáritas, orientamos com relação à documentação junto à Policia Federal, Consulado Haitiano, renovação de passaporte, entre outros.
Vimos esse momento, como mais uma resposta da Igreja ao grande desafio atual, o da Mobilidade Humana e o Direito à Vida.


Fonte: Caritas de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário