sexta-feira, 14 de março de 2014



Apresentação

O programa Santa Afro Catarina visa promover a identificação, a valorização e a difusão do patrimônio cultural associado à presença dos africanos e afrodescendentes em Santa Catarina, com foco em Florianópolis num primeiro momento. O programa articula ações de educação patrimonial em dois níveis. Por um lado, prevê a elaboração de narrativas temáticas e de roteiros de visita sobre a história dos africanos e afrodescendentes em Santa Catarina baseados em pesquisa de arquivo sob a perspectiva da História Social e por outro lado, prevê o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial associadas ao ensino de História, dando ênfase à articulação entre patrimônio e história local. Desde 2011, oferecemos visitas guiadas por roteiros históricos, em maio de 2013 lançamos o livro História Diversa: africanos e seus descendentes na Ilha de Santa Catarina, e ao longo de 2013 está previsto o lançamento de um website contendo as narrativas temáticas e a oferta de oficinas para professores e para guias de turismo.
A equipe do programa é formada por profissionais atuantes nas áreas de História da Diáspora Africana, Patrimônio e Ensino de História. 
A integração inovadora dos conteúdos de história da presença africana à discussão de patrimônio faz o diferencial do programa Santa Afro Catarina: ao agenciar uma nova gama de marcos urbanos como cenários de tramas históricas, ao atribuir novos significados a espaços já visitados, ou ainda ao enfatizar as ausências dos marcos materiais e o esquecimento da presença africana, as ações previstas proporcionam novos modos de percepção e de relacionamento com o passado configurado nos espaços urbano e rural.
Este site visa apresentar o programa e dar notícias de seu andamento enquanto o website oficial não fica pronto.
Fonte: http://santaafrocatarina.blogspot.com.br/

Santa Afro Catarina promove neste sábado roteiro guiado “Viver de Quitandas"

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC promovem neste sábado, 8 de março, uma visita guiada pelo centro histórico de Florianópolis, com o roteiro “Viver de Quitandas”. O roteiro associa a paisagem urbana de Desterro às de outras freguesias da Ilha de Santa Catarina e do litoral adjacente ao abordar o abastecimento e a produção de gêneros alimentícios. O porto, a antiga Praça de Mercado e as ruas de Desterro emergem como locais de trabalho e de sociabilidade para muitos escravos e libertos, homens e mulheres de origem africana, que desempenham atividades relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios produzidos na Ilha e no litoral adjacente.
O encontro é gratuito, aberto a todos e está marcado para as 9h45min, na figueira da Praça XV, Centro, Florianópolis. A saída será às 10 horas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas. Em caso de chuva
forte, a visita será cancelada.
As visitas do Programa Santa Afro Catarina são realizadas todos os meses, sempre no primeiro sábado (excepcionalmente no segundo, por causa do Carnaval), e percorrem roteiros históricos associados à história da presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis. Na condução está uma equipe de profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História. Realização conjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED), o Programa Santa Afro Catarina tem como diferencial a integração inovadora dos conteúdos de história da diáspora africana ao espaço urbano. Para saber mais, acesse:
http://santaafrocatarina.blogspot.com.br/
Serviço: Roteiro Histórico
O quê: visita guiada “Viver de Quitandas”.
Quando: sábado, 8 de março. Encontro às 9h45min. Saída: 10h.
Local de saída: Figueira da Praça XV de Novembro, Florianópolis.
Condutor: Cássila Melo – Contato: (48) 9618-8897
Fonte: http://noticias.ufsc.br/2014/03/santa-afro-catarina-promove-neste-sabado-roteiro-guiado-viver-de-quitandas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário