segunda-feira, 17 de março de 2014

Dia Internacional do Imigrante é comemorado em Caxias do Sul com caminhada de senegaleses e haitianos

Data, comemorada em 18 de dezembro, foi estipulada pela ONU em 1990

Grupo de estrangeiros residente em Caxias abraçou simbolicamente o Monumento ao Imigrante. Foto: Noele Scur
Grupo de estrangeiros residente em Caxias abraçou simbolicamente o Monumento ao Imigrante. Foto: Noele Scur
A caminhada para lembrar o Dia Internacional dos Imigrantes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), contou com cerca de 200 pessoas, entre senegaleses e haitianos que residem em Caxias do Sul.

Da praça Dante Alighieri, o grupo se dirigiu até o Monumento Nacional ao Imigrante seguindo pela Av Julio de Castilhos na tarde deste domingo (15). Os estrangeiros caminharam por cerca de duas horas ao som de músicas tradicionais, com letras alusivas a sentimentos de união, amor e religião e destacaram o respeito ao Brasil e, em especial, aos caxienses.

Irmã Maria do Carmo Gonçalves, do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), destaca que um abraço simbólico feito no monumento de Caxias do Sul representa o acolhimento da cidade aos estrangeiros que buscam melhores condições de vida para as famílias. "É o passado e o presente se encontrando para continuar a construir essa cidade", afirmou.

Cerca de 620 estrangeiros do Haiti e Senegal estão em Caxias do Sul.

Fonte: http://www.redesul.am.br/Noticias/Geral/15/12/2013/Dia-Internacional-do-Imigrante-e-comemorado-em-Caxias-do-Sul-com-caminhada-de-senegaleses-e-haitianos/138024

Nenhum comentário:

Postar um comentário