segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prefeitura de Criciúma, em Santa Catarina, tem pistas sobre a vinda de ganeses ao Brasil

Boa parte dos que chegaram a Caxias do Sul, na Serra, veio do município catarinense

Prefeitura de Criciúma, em Santa Catarina, tem pistas sobre a vinda de ganeses ao Brasil Suelen Mapelli/Rádio Gaúcha Serra
Ganeses chegam na cidade e buscam apoio no Centro de Atendimento ao Imigrante Foto: Suelen Mapelli / Rádio Gaúcha Serra
Suelen Mapelli / Rádio Gaúcha Serra

Não é apenas Caxias do Sul que vem recebendo ganeses nos últimos dias. No município catarinense de Criciúma, 300 ganeses chegaram neste último mês. A prefeitura da cidade chegou a encaminhar nomes de pessoas suspeitas de estarem cobrando para trazer imigrantes ganeses para o Brasil. Todos os ganeses estão entrando legalmente no Brasil com vistos válidos para a Copa do Mundo.

Em Criciúma, no último dia 24, 65 ganeses foram encontrados em uma casa com cerca de 40m². De acordo com a secretária de Assistência Social de Criciúma, Solange Barp, a prefeitura apurou um suposto esquema para trazer ganeses ao Brasil. Pelo que foi apurado pela prefeitura, uma pessoa em São Paulo, supostamente, cobra R$ 9 mil de cada ganês. O esquema tem ramificações em Criciúma e Chapecó, também em Santa Catarina. A prefeitura repassou nomes a Polícia Federal de Criciúma.

Quase 200 imigrantes ganeses chegaram a Caxias desde a última quarta-feira. Boa parte deles veio de Criciúma porque a delegacia da Polícia Federal do município catarinense não consegue mais providenciar o protocolo de solicitação de refúgio no mesmo dia. Em Caxias, os imigrantes têm conseguido o protocolo em até dois dias. Com o protocolo, os imigrantes conseguem fazer documentos no Brasil.

Conforme a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias, irmã Maria do Carmo Gonçalves, dos quase 200 imigrantes que chegaram a cidade, um terço afirmou querer ficar em Caxias. Os demais, saíram da cidade e têm seguido para Santa Catarina e São Paulo.

A reportagem da Gaúcha Serra entrou em contato com a Polícia Federal de Criciúma e com a comunicação da Polícia Federal de Santa Catarina, mas não conseguiu entrevistas.


Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2014/07/prefeitura-de-criciuma-em-santa-catarina-tem-pistas-sobre-a-vinda-de-ganeses-ao-brasil-4547088.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário