sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ENCONTRO DA REGIÃO SUL E SPM EM FLORIANÓPOLIS


No dia 14 de setembro de 2015, na paróquia Santa Terezinha em Florianópolis reuniram-se os representantes da Pastoral do Migrante da região sul para um encontro de formação e planejamento. Estiveram presentes dos três(3) estados varias representações, vindos de diversas cidades. O objetivo principal do encontro foi à integração e socialização dos trabalhos na região sul com e para os migrantes e a elaboração de nosso Plano de Ação 2016/2017. Tivemos uma boa acolhida dos padres Joaquim Filippin e Dirceu Bortolotti. Logo após foi realizada a espiritualidade pela equipe de Curitiba - Pr, dirigida pela Elizete Santanna, Ouvimos o evangelho e um texto do padre Alfredo Gonçalves, cs, Numeros, Fronteiras e Mentes e posteriormente feita reflexão. Na continuidade foi feita uma rodada de relatos sobre o potencial e limitações de nossos serviços com os migrantes por região. Seguidamente o sociologo Jurandir Zamberlan fez a análise de conjuntura da realidade migratória dos três estados do sul, mostrando a nova face da imigração na atualidade. E para falar do funcionamento da Pastoral do Migrante apresentaram-se os membros da Colegiada do SPM Nacional Padre Mario Geremia e  Jairo Moura que enfatizaram a trajetória dos 30 anos do SPM e a nova contextualização que se apresenta, o simbolismo da margarida e apresentação da nova metodologia de trabalho. Após o almoço iniciou-se a elaboração do plano de trabalho do Setor Imigrantes da Região Sul, a partir da análise da realidade e do diagnóstico trazido pelos participantes. Enfatizou-se a riqueza do momento e das discussões realizadas neste trabalho. Posteriormente foram feitos encaminhamentos para Assembleia do SPM em outubro próximo,  também foi tirada uma data para novo encontro da região Sul para 2016, o mesmo ficou agendado para os dias 13 e 14 de setembro, possivelmente na cidade de Chapecó, SC. Ainda tiramos alguns nomes como equipe de articulação para a região, um para cada estado, ficando a Elizete Santana para o PR, Tamajara da Silva para SC e o Pe. João Cimadon para o RS. Avaliação foi de um encontro produtivo com horizontes para continuar a caminhada. Rezamos a oração do Deus Itenerante e retornamos animados pelo encontro e  união que nos fortalece. 
Texto: Lucia Bamberg e Sandra Bordignon, fotografia Ir. Claudete Rissini

2 comentários:

  1. Dia de muito trabalho porém com excelentes resultados de estudos, de reflexão, de resistência de troca de experiências e de Planejamento pois o trabalho só avança quando paramos, planejamos, para depois executar, avaliar e com certeza ao final de 2017 teremos muitos êxitos na caminhada para comemorarmos e com a graça de Deus continuarmos planejando e executando em cima de nossos acertos e erros. Imensamente grata ao SPM e Regional Sul.

    ResponderExcluir
  2. Dia de muito trabalho porém com excelentes resultados de estudos, de reflexão, de resistência de troca de experiências e de Planejamento pois o trabalho só avança quando paramos, planejamos, para depois executar, avaliar e com certeza ao final de 2017 teremos muitos êxitos na caminhada para comemorarmos e com a graça de Deus continuarmos planejando e executando em cima de nossos acertos e erros. Imensamente grata ao SPM e Regional Sul.

    ResponderExcluir