quinta-feira, 17 de setembro de 2015










Instituições da sociedade civil são eleitas para compor o Conselho Estadual dos Refugiados e Migrantes e Apátridas no PR.


Na última terça-feira (15/09), a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) realizou Assembleia que elegeu nove organizações não governamentais que irão integrar o Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma/PR), na gestão de 2015 - 2018.

O secretário da SEJU, Leonildo de Souza Grota, acompanhou a votação e ressaltou que o Cerma tem total compromisso em garantir que os migrantes e refugiados recebam seus direitos. “O conselho estabelece contato direto com os órgãos do Estado do Paraná, objetivando assim o cumprimento das suas competências nas esferas públicas”.

Para a diretora adjunta do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Fatima Ikiko, a formação composta pelos membros do Poder Público e pela sociedade civil organizada tem profundo impacto no conselho. “Isso significa um equilíbrio de forças que discutem a elaboração, o acompanhamento e efetivação de politicas públicas para que os devidos direitos e garantias dos migrantes, refugiados e apátridas sejam cumpridos”, disse Fátima.

A representante do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Célia Mazza de Souza comentou a importância de estar dentre as nove instituições eleitas. “Poder contribuir com as questões de apoio em relação a essas pessoas que tem uma cultura diferente da nossa, é fantástico. Além disso, a integração de todas essas entidades é que faz a grande diferença para dar os devidos direitos a essas pessoas”.

A instituição Movimento dos Haitianos de Pato Branco, também foi uma das selecionadas para compor o Cerma. “Trabalhando juntos traremos cada vez mais recursos para esse povo que necessita de ajuda. Em Pato Branco temos mais de 1000 migrantes. Com a participação do conselho vamos poder dar mais atenção a toda esta população que vive na cidade, dando todo o suporte que eles necessitam”, comenta Elidiane Carvalho da Raso, representante do movimento.

Participaram da votação os 17 membros das instituições que concorriam as 9 vagas disponíveis no conselho.

Confira as instituições eleitas:

Associação de Reflexão e Ação Social- ARAS/Cáritas Maringá
Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil – ASHBRA
Cáritas Arquidiocesana de Londrina
Centro de Acolhida ao Migrante (CEAMIG) – Pastoral do Migrante de Curitiba
Centro de Integração Afro-Brasileiro
Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP
Movimento dos Haitianos de Pato Branco – MHAPA
Serviço Pastoral dos Migrantes
Sociedade Beneficente Muçulmana – SBMP

O Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná – Cerma/PR viabiliza e auxilia na implementação e fiscalização das políticas públicas voltadas aos direitos dos refugiados e migrantes, em todo o Estado do Paraná, visando à garantia da promoção e proteção dos direitos dos refugiados, migrantes e apátridas.

No evento também estavam presentes, a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Paraná, Mariana Bazzo; a defensora pública do Estado do Paraná, Camille Vieira da Costa; o representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Andre Godinho Cunha; a representante do Comitê Estadual para Refugiados e Migrantes no Estado do Paraná, Katyani Ogura da Silveira e o representante do Comitê Estadual para Refugiados e Migrantes no Estado do Paraná, Vladimir de Oliveira.


Fonte: http://www.justica.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1318&tit=Instituicoes-da-sociedade-civil-sao-eleitas-para-compor-o-Conselho-Estadual-dos-Refugiados-e-Migrantes-e-Apatridas

Nenhum comentário:

Postar um comentário