sexta-feira, 11 de setembro de 2015


Homem faz apelo nas redes sociais e consegue emprego para senegalês

História de Moussa Mbodji, de 21 anos, foi compartilhada na internet.
Ivandro Silveira, 29 anos, conheceu o imigrante e ofereceu ajuda.


Do G1 RS
Senegalês Moussa Mbodji, de 21 anos, posa com os colegas de trabalho (Foto: Jackson Carboni/Arquivo pessoal)Moussa Mbodji, de 21 anos (C) posa com os colegas de trabalho (Foto: Jackson Carboni/Arquivo pessoal)
Uma mensagem publicada no Facebook, compartilhada por mais de 3 mil pessoas, garantiu um emprego a um senegalês que buscava uma oportunidade no Rio Grande do Sul. Moussa Mbodji, de 21 anos, teve de deixar a família no país africano e desembarcou no sul do Brasil em busca de uma vida melhor.
A história do jovem imigrante chegou a Ivandro Silveira, de 29 anos, quando ele avistou o senegalês distribuindo currículos um shopping de Porto Alegre. Era horário de almoço e a praça de alimentação estava lotada. Ele notou, no entanto, que garçons e atendentes dos estabelecimentos não compreendiam bem o que o estrangeiro falava, e resolveu ajudá-lo.
Era uma questão humana. Essa vaga não existia, abri pra ele mesmo, para ajudar"
Jackson Carboni, proprietário do posto de combustíveis
"Fiquei acompanhando de longe e vi que as pessoas estavam meio indiferentes. Ele chegou com humildade e uma pastinha debaixo do braço. Era óbvio que era um imigrante, as pessoas reconhecem. Aí a cada vez que ele não conseguia se comunicar, ele desistia", contou o operador de processos petroquímicos ao G1.
Ele se aproximou de Moussa e iniciou uma conversa, em inglês, já que o senegalês é fluente apenas em francês. Logo colocou-se à disposição para ajudar e marcar algumas entrevistas.
Três semanas depois, sem respostas positivas, resolveu recorrer à internet. “Me sinto extremamente frustrado com isso, prometi ajudá-lo e não consegui cumprir a promessa. Por isso resolvi usar essa rede social para tentar ajudá-lo, por favor galera”, escreveu Ivandro no post, datado de 2 de setembro.
Em 24 horas, o apelo por um emprego a Moussa surtiu efeito. Respostas lotaram sua caixa de mensagens. No entanto, eram muitos elogios à atitude, mas poucas propostas. "A maioria das pessoas demonstrava boa vontade, mas nada muito concreto", comentou.
Logo a mensagem de Ivandro chegou aos ouvidos de Angelita Naimayer, que trabalha como gerente de um posto de combustíveis do bairro Ipanema, na zona Sul da capital. Sensibilizada, ela encaminhou a sugestão ao patrão.
“Eu estava no salão de beleza, fazendo cabelo, e minha amiga começou a ler alto a mensagem que estava no Facebook. Eu então sugeri que ele trouxesse o currículo dele. Falei com proprietário [do posto] e ele topou na hora”, disse a mulher.
Em 4 de setembro, Moussa fez a entrevista para tentar a oportunidade de emprego. No mesmo dia, vestiu o uniforme de frentista e passou a ocupar uma vaga que antes sequer existia. “Resolvi ajudar. Eles estão precisando muito. Era uma questão humana. Essa vaga não existia, abri pra ele mesmo, para ajudar”, afirmou Jackson Carboni, proprietário do posto de combustíveis situado na Avenida Edgar Pires de Castro. “Ele é um funcionário espetacular”, acrescentou.
Moussa é o primeiro estrangeiro a trabalhar ali. Apesar das dificuldades com o idioma, se mostra interessado e disposto em aprender, segundo os colegas. “Está dando tudo certo. Está todo mundo ajudando. Ele sabe bem francês, também fala inglês, mas o português ele ainda está aprendendo. A gente faz gestos, e ele entende”, brincou a gerente, que acompanha de perto o trabalho do mais recente funcionário.
Com o final feliz da história, o “padrinho” do senegalês novamente recorreu à internet para espalhar uma mensagem de solidariedade e gratidão, sobre o que chamou de “corrente do bem”.
“Fico imensamente grato, pois me sentia em dívida moral com o Moussa. Não havia conseguido achar um emprego pra ele sozinho, mas graças à força dessa rede social, que fez essa imensa corrente do bem, eu consegui cumprir minha promessa”, escreveu.
Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/09/homem-faz-apelo-nas-redes-sociais-e-consegue-emprego-para-senegales.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário