sábado, 9 de fevereiro de 2013


Haitianos buscam espaço no mercado de trabalho em SC



Grupo de estudantes veio para o Brasil por meio de acordo firmado para reconstrução do país, após terremoto em 2010.
Paul André presenciou a devastação de seu país por um terremoto, em 2010. Ele perdeu pessoas queridas, sua faculdade foi destruída. Depois disso, o curso de sua vida mudou. Do Haiti, rumou para Florianópolis, há 18 meses, continuar sua graduação em engenharia civil, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é um dos 30 haitianos que participaram nesta sexta-feira (18) de uma reunião que discutiu alternativas para inserção dos estudantes no mercado de trabalho por meio de estágio, promovido pelo IEL/SC, entidade do Sistema FIESC. "Todo meu conhecimento será dedicado ao Haiti. O que eu aprender aqui no Brasil servirá para a reconstrução do meu país. Meu sonho é ver um Haiti com uma nova face diante do mundo inteiro", fala emocionado.

Na reunião foram debatidos temas como comportamento, cadastramento e encaminhamento para vagas de estágio. "No estágio adquirimos conhecimento que não é ensinado dentro das salas de aula. É a partir dessa experiência que começamos a aplicar o conhecimento adquirido", diz Paul. Jucal Blval, estudante de agronomia que também pretende estagiar, quer mudar a imagem do Haiti e dos cidadãos daquele país. "Preciso do meu país e, logo que possível, quero voltar para ajudar meu povo a se reerguer", enfatiza.

O superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni acrescenta que este é um trabalho que consiste no encaminhamento dos estudantes para a prática do estágio. "O estágio agrega conhecimento na formação desses estudantes. O contato com o mundo do trabalho irá torná-los profissionais mais qualificados no futuro, além de ajudar a levar os conhecimentos adquiridos aqui no Brasil para serem aplicados na reconstrução do Haiti", declara.

Matriculados na UFSC, os alunos haitianos vieram para o Brasil após a tragédia que assolou o país. Eles são estudantes dos cursos de agronomia, arquitetura, engenharia civil e mecânica, psicologia, direito, medicina, jornalismo, entre outros. O intercâmbio faz parte de um acordo, firmado entre Brasil e Haiti, para a reconstrução do país por meio da educação superior.

Estágio 

O IEL/SC oferece aos estudantes a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho por meio do estágio. As ofertas são para estudantes de cursos de graduação, técnicos, ensino médio e superiores de tecnologia em mais de 30 áreas. Para se candidatar a uma vaga é necessário que os estudantes tenham no mínimo 16 anos de idade e estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino. Os interessados devem fazer o cadastro no site www.ielsc.org.br/estagioresponsavel. Mais informações pelo telefone  (48) 3231-4600.

Fonte: http://www.megaportalcriciuma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário