quinta-feira, 11 de abril de 2013

Seminário: Construindo as Políticas Públicas de Migração no Estado do Paraná


Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) participou nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) do 1ºSeminário “Construindo as Políticas Públicas de Imigração no Estado do Paraná”, em Curitiba. O encontro discutiu ações para o fortalecimento do Comitê Estadual de Refugiados e Migrantes, visando o acolhimento qualificado dessas pessoas em território paranaense.

Promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Comitê paranaense, o evento teve mesas redondas com os temas: a política migratória brasileira e seus instrumentos jurídicos; as mobilidades transfronteiriças, refúgio, migração e apatridia; a construção de uma política para migrantes no Estado do Paraná; e ainda as experiências dos comitês estaduais para migrantes e refugiados.

Entre 2010 e 2012, 6% das solicitações de refúgio no Brasil foram registradas na região sul. Para atender especificamente os refugiados e solicitantes de refúgio residentes no Paraná, além de migrantes no governo do Estado criou, em julho do ano passado, o Comitê Estadual de Refugiados e Migrantes (CERM), integrado por representantes do governo e instituições da sociedade civil.

A abertura do 1º Seminário “Construindo as Políticas Públicas de Imigração no Estado do Paraná” foi nesta terça-feira (16), ; com a presença da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes; do Representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez; e do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho. Também estarão presentes integrantes do Ministério Público do Paraná, Ministério Público Federal, Ministério do Trabalho, OAB/PR, Polícia Federal, Secretarias de Estado, Pastoral do Migrante e Casa Latino Americana (Casla), Comitê Nacional para Refugiados e Conselho Nacional de Imigração.


ACNUR Brasil
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744
Fax: (61) 3044.5705
Email: informacao@unhcr.org
Site: www.acnur.org.br
 http://www.onu.org.br/seminario-discute-situacao-de-refugiados-e-migrantes-no-parana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário