quinta-feira, 2 de maio de 2013



FLORIPA - SC, INOVA PARA ATRAIR IMIGRANTES

Falta de mão-de-obra qualificada faz empresas contratarem estrangeiros. Só em Florianópolis, mais de 500 empresas estão à caça de mão-de-obra, e já buscam trabalhadores em outros países.
No setor de tecnologia, sobram vagas para profissionais qualificados. Só em Florianópolis, mais de 500 empresas estão à caça de mão-de-obra, e já buscam trabalhadores em outros países.
Pantufas, meias, pés descalços. aqui, vale tudo. menos andar pelo escritório usando sapatos. dá até pra trabalhar assim, bem a vontade, sem medo de levar bronca do chefe. foi a maneira que a empresa encontrou de fazer o funcionário se sentir em casa.
“Buscando criar um ambiente que fosse mais interessante para os profissionais de tecnologia, muito inspirado no que acontece nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício”, explica o diretor de gestão de pessoas Anderson Nielson.
Nem oferecendo tantas vantagens, o patrão consegue driblar a falta de mão-de-obra. A empresa tem 60 funcionários contratados e outras 60 vagas em aberto, uma conta que não fecha.
Desde o ano passado, Santa Catarina tem 2.500 vagas abertas no setor de tecnologia que nunca são preenchidas.
Como o mercado está em constante crescimento, cada vez que alguém é contratado, uma nova oportunidade já surge. Por isso, hoje, em quase todas as empresas, há uma cadeira vazia a espera de um profissional.
O jeito foi buscar a solução fora do país. Em uma empresa, 10% dos funcionários são estrangeiros. É o caso do espanhol Marcel Ruiz Forns, que já fala o português quase sem sotaque. “Vários amigos nossos brasileiros nos falaram da cidade e a gente tinha muita vontade de conhecer. Aí foi uma das cidades onde a gente procurou trabalho“, conta.
Procurou e foi contratado na mesma hora. Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a criar uma lei de incentivo tecnológico. Ela vai permitir, por exemplo, que estrangeiros aluguem imóveis com mais facilidade e consigam o visto de trabalho com menos burocracia.
“Se todos querem morar aqui, nós temos que criar um ambiente de negócios favorável a receber pessoas inteligentes, que queiram desenvolver aqui seus negócios. A indústria da tecnologia já mostrou isso no vale do silício, na Califórnia. Nós queremos ser a Califórnia brasileira“, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia de Florianópolis Rui Gonçalves.
Darien trocou os Estados Unidos por Santa Catarina. “O Brasil é uns país divertido, com lugares bonitos, pessoas maravilhosas, e cheio de oportunidades”, diz.
Edivaldo Dondossola

Nenhum comentário:

Postar um comentário