segunda-feira, 20 de maio de 2013


Seminário “Migração, trabalho e cidadania”


O Seminário foi organizado pelo Centro de Estudos Migratórios, dos Missionários Scalabrinianos, conjuntamente com a PUC-SP e SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes.nos dias 16 e 17 de Maio, o  seminário focalizou, os movimentos migratórios contemporâneos,e sua vinculação às questões de trabalho e cidadania, com ênfase nos direitos Humanos.
 A professora Rosana Baeninger, da Unicamp,  ministrou a conferência intitulada “O Brasil na rota das migrações internacionais”.

O professor Jorge da Silva Macaísta Malheiros, da Universidade de Lisboa, participou de uma mesa-redonda com Suzana Pasternak (do Observatório das Metrópoles de São Paulo), José Carlos Pereira (SPM/Unicamp), Maria do Rosário Holfsen (Unesp/Unicamp) e Lúcia Bógus (PUC-SP). , foi tratado o tema Democracia, Cidadania com o professor Luiz Eduardo Wanderley ( Puc-Sp),

O fato de uma pessoa ter de abandonar sua terra ou sua casa para poder viver não é um ideal. Mas há circunstâncias nas quais muitas pessoas se veem obrigadas a isso: algumas vezes, para poder se manter; outras, para escapar de situações de ameaça e risco para sua vida ou de sua família; e, às vezes, simplesmente para melhorar sua situação pessoal ou familiar. o evento foi muito importante, pelo fato que hoje a migração e uma realidade.
Miguel  ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário