quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SEMINÁRIO NO RS TEM DEBATE SOBRE MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS NO BRASIL

 
Porto Alegre, 18/11/2013 – O II Seminário de Mobilidade Humana, ocorrido na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na sexta-feira (8), teve como objetivo aprofundar o debate sobre as migrações transnacionais no Brasil e o impacto que têm nas políticas públicas para a garantia dos direitos humanos das pessoas em mobilidade. Representaram a Defensoria Pública da União as defensoras Ana Luisa Zago de Moraes, que atua em Santa Catarina, e Fernanda Hahn, no Rio Grande do Sul.
No painel intitulado Os desafios, dilemas e perspectivas das políticas migratórias no Brasil e no RS, as defensoras falaram sobre o que a temática representa para a Defensoria Pública da União. “Tratamos do trabalho desenvolvido pela DPU no que tange às dificuldades enfrentadas pelos migrantes para acesso às políticas públicas, e dos problemas existentes no que diz respeito à deportação e à expulsão”, disse Fernanda Hahn.
O seminário foi promovido pelo Fórum Permanente de Mobilidade Humana/RS – movimento que partiu de instituições voltadas à defesa de direitos de pessoas em processo de mobilidade – visando a fomentar e ampliar a rede de acolhimento, atendimento, integração sociocultural, assessoria, informação e de produção de conhecimento sobre a questão. Participaram ainda do evento representantes de organizações vinculadas ao Fórum Permanente, estudantes e antropólogos, além de migrantes e refugiados que deram o seu testemunho ao público presente.
Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União

Nenhum comentário:

Postar um comentário