segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MEMÓRIA POLONESA , PALADAR CATARINENSE

Tradição dos imigrantes poloneses faz sucesso em SC nesta época do ano.
Tradição dos imigrantes poloneses de Santa Catarina, o pirogue (ou ‘pierog’) é um pastel salgado cozido fácil de fazer e que faz muito sucesso na época do Natal.
Itaiópolis é um pedaço da Polônia antiga no Brasil. A cidade tem 20 mil habitantes e cerca de 90% são descendentes de poloneses. A arquitetura típica da cidade ainda está presente nos lambrequins, enfeites nos beirais das casas, e na igreja Santo Estanislau, uma homenagem ao santo polonês. Já os grupos folclóricos preservam a cultura e as danças típicas dos colonizadores.
Os imigrantes foram para Santa Catarina em busca de melhores oportunidades, que no Brasil, apareceram principalmente no campo. Até hoje, a agricultura é a principal fonte de renda do município e responde por 60% da receita. As principais culturas são a batata, as verduras e as frutas, como a maçã.
O que vem da terra vai direto para a mesa, nos pratos típicos. A ceia natalina polonesa é um exemplo da diversidade e também é montada com base nos cultivos mais comuns da região. O resultado é uma celebração farta e de acordo com as tradições dos imigrantes.
A quantidade de receitas também segue o costume, entre elas está o pirogue, prato típico polonês, que é basicamente uma massa recheada com batata e ricota.
(G1 – 24/12/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário