segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Scalabrinianos irão adotar nova estratégia de trabalho nas missões de defesa e promoção dos migrantes

Missões terão projetos comuns, com banco de dados e uma agenda de alto impacto para os próximos três anos

Três grandes reuniões da Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN, foram realizadas no Brasil, em São Paulo. 

Uma delas ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro e reuniu diretores e representantes de 28 casas de acolhimento aos migrantes, mantidas nos cinco continentes pelos´padres scalabrinianos, sendo um representante da Europa e África, dois da Austrália e 25 das Américas. Este trabalho atingiu 107 mil, 751 imigrantes no ano passado e contou com apoio de organizações internacionais e fundações, com 180 voluntários e 30 missionários scalabrinianos.

A outra reunião foi da Rede do Apostolado do Mar Scalabriniano, ocorrida em Santos, São Paulo, entre os dias 28 e 30 de novembro, também com a presença da Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN. 

E nos dias 2 a 4 de dezembro, estiveram reunidos os representantes das novas Regiões Scalabrinianas, convocados pelo Diretor Geral do SIMN e Vigário Geral da Congregação Scalabriniana, padre Alfredo Gonçalves. Estiveram no Brasil, o representante regional da Austrália, padre Paulo Prigol; da regional América do Sul, padre Idenilso Bortolotto; da regional América Central, padre Mauro Verzeletti; da América do Norte, padre Sergio Dall'Agnese e o Diretor Executivo do SIMN, padre Leonir Chiarello de Nova Iorque.

Em uma das sessões de trabalho, reunião dos superiores também contou com a presença do novo superior da Região Maria Mãe dos Migrantes, padre Agenor Sbaraini. 


Rede Casas do Migrante 
No encontro entre a Rede Casas do Migrante e Centros de Acolhida dos Migrantes, a Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN, propôs um plano estratégico para fortalecer a sinergia de trabalho entre as Casas e Centros de Acolhida aos Migrantes, nas diferentes áreas e serviços da Congregação Scalabriniana, integrando também a sociedade civil e organizações não-governamentais relacionadas com a migração. 

Os participantes definiram uma agenda para os próximos três anos, com uma estratégia de colaboração e de alto impacto, envolvendo questões que vão desde a comunicação ao crescimento da rede, mas também observando às novas exigências da mobilidade humana em nível mundial.

Além de fortalecer a coordenação entre as casas e centros que compõem a rede e trabalhar em sinergia com os atores sociais e políticos, o plano estratégico irá definir programas específicos a serem executados pela Rede Casas do Migrante, em colaboração com a Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN. 

Assim, será implantando, por exemplo, um plano de comunicação interna e externa, bem como, um banco de dados do projeto em todo o mundo, permitindo sistematizar todos os dados recolhidos em cada país, e desenvolver relatórios de alta complexidade deste banco de dados único consolidado. 

O plano estratégico será elaborado a partir de janeiro de 2014.


Apostolado do Mar 
A Rede Scalabriniana do Apostolado do Mar realizou na cidade de Santos, SP, a quarta reunião da rede, com a presença da Rede Internacional de Migração Scalabrini, SIMN. 

O objetivo do encontro foi o treinamento dos membros desta rede, a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias para responder aos atuais desafios da missão do Apostolado do Mar Scalabriniano no mundo inteiro.

Os 25 participantes da reunião, sacerdotes e leigos representantes do Apostolado do Mar de Santos, Rio de Janeiro, Rio Grande, RS, além de Manila nas Filipinas, aprofundaram seus conhecimentos em diferentes aspectos culturais para aprimorar o ministério de acompanhamento aos marítimos.

A implementação de uma base de dados comum foi enfatizada por todos participantes como uma ferramenta indispensável, a ser implementada pelo SIMN, a fim de ter informações úteis, objetivas, impactos pontuais sobre os cuidados com os trabalhadores marítimos. 

A intenção é influenciar os governos e a sociedade civil, para que gerem políticas públicas para os trabalhadores marítimos, com sensibilidade para com os migrantes que sofrem de discriminação, a solidão, indiferença e a falta de respeito pela sua dignidade e direitos. 

Edição - Roseli Lara/ Rádio Migrantes 
Com dados do SIMN - Rede Internacional de Migração Scalabrini


Nenhum comentário:

Postar um comentário