segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Imigração ganha visibilidade com redação do Enem

Estudantes analisaram fluxo de imigrantes no Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Milhões de estudantes brasileiros tiveram contato neste final de semana com um tema atual e que ganha visibilidade: a imigração de centenas de trabalhadores que estão sendo atraídos para o Brasil. O tema proposto para a redação do Exame Nacional de Cursos (Enem) foi “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.

Dois textos de apoio ajudaram a contextualizar a imigração no país: um tema geral com informações sobre o fluxo de imigrantes e outro que tratou sobre o recente fluxo de haitianos e bolivianos em território brasileiro.

As duas abordagens demonstram duas realidades diversas: a chegada de trabalhadores qualificados que atende ao interesse do Estado e da classe empresarial, visto que o Brasil enfrenta carência de mão de obra qualificada e a entrada de imigrantes que buscam o Brasil por causa da saída forçada de suas nações de origem. É o caso dos haitianos que não tiveram a mesma facilidade de ingresso dos trabalhadores mais qualificados e dos bolivianos, vítimas de muitos casos de exploração do trabalho no Estado de São Paulo.

No geral, os estudantes abordaram o tema centrando na estabilidade econômica do Brasil que tem atraído imigrantes para o país, estimulados também pela crise financeira na zona do Euro e às taxas de desemprego que ainda perduram nos Estados Unidos.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram concedidos de janeiro a outubro de 2012, mais de 55 mil autorizações de trabalho temporário e permanente para profissionais estrangeiros, um crescimento de 5 por cento em relação o mesmo período do ano passado.A maioria são autorizações temporárias.

O setor que mais busca por trabalhadores é o da indústria de óleo e gás, na ordem de 30 por cento de todas as autorizações de trabalho. A nacionalidade que recebeu mais autorizações do MTE foi a norte-americana.

Roseli Lara/ Rádio Migrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário