terça-feira, 27 de novembro de 2012


Padres capitulares escrevem à toda a Congregação Scalabriniana

Em nota, lembraram os 125 anos da Fundação da Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos

Os 45 padres capitulares scalabrinianos reunidos em Turcifal - Portugal por ocasião do XIV Capítulo Geral da Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos enviaram, nesta segunda-feira, 26, uma carta a todos os coirmãos da Congregação de agradecimento e fortalecimento do carisma Scalabriniano junto aos migrantes.

O XIV Capítulo Geral acontece até o dia 28 de novembro.

Abaixo segue a carta na íntegra:


Carta dos capitulares aos coirmãos de toda a Congregação

Lisboa, Portugal, 28 de novembro de 2012

Estimados coirmãos,

Encerrando o XIV Capítulo Geral e do Ano Vocacional Scalabriniano, celebrando o 125º aniversário de Fundação da Congregação dos Missionários de São Carlos, os capitulares reafirmam a importância deste ano de graça. Tivemos a oportunidade de viver mais intensamente a nossa própria vocação, bem como estimular o surgimento de novas vocações para o carisma que herdamos do Fundador Scalabrini.

Registramos um profundo agradecimento ao empenho de todas as nossas comunidades paroquiais, movimentos e missões pelas múltiplas atividades desenvolvidas durante o Ano Vocacional. De igual forma, agradecemos aos nossos coirmãos pelo empenho e comprometimento em prol das vocações.

Confiamos firmemente que Deus continua a chamar e a enviar “novos discípulos missionários” para a sua messe. Por isso, convocamos a todos para seguirmos comprometidos mediante a oração, o testemunho e ações que favoreçam a cultura vocacional.

Como resultado deste Ano Jubilar e Vocacional, e nas comemorações em curso do “ano da fé”, convidamos a todos a acolher as “multidões cansadas e abatidas” com o olhar misericordioso de Jesus (Mt 9, 35-38) e com o coração aberto de Scalabrini (estação de Milão), atentos aos migrantes em êxodo nas atuais estradas intercontinentais.

Em sintonia com o XIV Capítulo Geral, cujo fio condutor foi a Identidade e a Renovação, sentimos em nós um novo ardor missionário e vocacional. Assim que, nossa identidade está necessariamente vinculada, de um lado, à vida religiosa, concretizada na mística itinerante e na fraternidade comunitária; e, de outro, à compaixão e à ação pastoral evangelizadora frente aos desafios da mobilidade humana no mundo contemporâneo. Neste sentido, comunidade e missão interagem, uma complementando e enriquecendo a outra.

Somos desafiados a buscar o horizonte da Congregação com os olhos dos migrantes, na fé e na esperança de um amanhã recriado. Juntamo-nos a eles na certeza de que Deus tece a história e a vocação pessoal de cada um e de todos, levando-nos assim ao compromisso com a justiça, o direito e a verdade na construção do Reino de Deus.

Com a intercessão de N. Sra. de Fátima, Rainha de Portugal, de São Carlos Borromeu e do Bem-aventurado J. B. Scalabrini, depositamos nossos esforços no altar da Trindade Santa, rezando ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo que continue nos enviando sempre mais vocacionandos para o serviço dos migrantes, renovando ao mesmo tempo, a vocação de todos os membros da família scalabriniana.

Desejamos a todos uma boa vivência comunitária e um bom trabalho missionário junto aos irmãos e irmãs migrantes.

Fraternalmente,

Assinam os 45 capitulares / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário