sexta-feira, 14 de junho de 2013

Com o tema Migração e Juventude, Igreja abre neste domingo 28a. Semana Nacional do Migrante

Jovens são quase metade dos migrantes no Brasil

Abre neste domingo nas dioceses do Brasil, a Semana Nacional do Migrante, na sua vigésima oitava edição, realizada pelo Serviço Pastoral do Migrante, SPM, e que, neste ano, reflete sobre Juventude e Migração, acompanhando a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude. 

A Semana Nacional do Migrante prossegue até 23 de junho, Dia Nacional do Migrante e véspera do dia de São João Batista, trazendo o tema: Migração e Juventude, e o Lema: “No passo da estrada, o bem viver". 

A reflexão proposta pelo SPM apresenta o cenário que envolve a juventude no Brasil e reforça o poder de transformação dos jovens, suas lutas, sonhos e possibilidades. 

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, de 2012, apontam que os Jovens são quase metade dos migrantes no Brasil. De acordo com o Censo IBGE-2010, há cerca de 51 milhões de jovens no Brasil. Destes, cerca de 43 milhões vivem nas cidades e 8 milhões vivem em áreas rurais. Os jovens representam um quarto da população do Brasil. 
Falta de oportunidades para o mercado de trabalho, dificuldades para ingresso e conclusão do ensino superior, drogadição e violência são mencionados como desafios da conjuntura brasileira para os jovens. 

A proposta do Bem Viver convida a juventude a lutar por políticas que lhes tragam garantias de equilíbrio com o objetivo de construir uma sociedade justa e igualitária. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário