segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aconteceu ontem a 27ª Romaria da Terra do Paraná  em Faxinal

Romaria-da-Terra-2013Está marcada para o dia 18 de agosto, no município de Faxinal (PR), a 27ª Romaria da Terra do Paraná, organizada pela Comissão Pastoral da Terra. Com o lema “Juventude do campo: exige mudança, justiça e direito e semeia esperança”, esta edição da romaria é motivada pela Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada em julho.
A marcha pretende chamar a atenção para a realidade da juventude camponesa, as dificuldades em manter-se no campo, a falta de investimentos e políticas públicas que possibilitem o acesso à educação e trabalho aos jovens moradores da área rural.
CONVITE OFICIAL:
Ás Dioceses, Paróquias, Entidades, Organizações, Movimentos e Pastorais Sociais do Estado do Paraná.
No ano em que a Igreja do Brasil coloca em pauta a questão da juventude com a realização da Campanha da Fraternidade, oferecendo elementos para que a sociedade possa refletir a realidade que no momento cerca a juventude, que tem levado à insegurança quanto ao futuro, na idade dos sonhos da construção dos projetos, enfim da realização social, pessoal e familiar.
A CPT fazendo ressoar o convite de Deus á tantos jovens como Moisés, Davi, Ester, Jeremias, Maria…., que contribuíram no processo de mobilização, organização e efetivação da proposta do seu Reino; em sintonia com a Igreja quer, com sua especificidade de presença junto aos camponeses e camponesas, dar sua contribuição na reflexão que aponte e explicite experiências concretas da agricultura familiar camponesa , sua religiosidade, sua cultura e lutas na conquista de seu modo de ser e viver. Vimos convocar os Romeiros e Romeiras do Paraná, para juntos celebrarmos, em Faxinal, diocese de Apucarana, no dia 18 de agosto de 2013 a nossa 27ª Romaria da Terra.
Neste ano com o lema “ Juventude do campo: exige mudança, justiça e direito e semeia esperança”, celebraremos os sonhos de mudanças das estruturas que geram violência e morte da juventude e reafirmaremos a utopia na construção de uma sociedade onde o direto corra como água e a justiça como rio caudaloso (AM 5,21-24, ) a partir das iniciativas da juventude camponesa que plantam o germe dessa nova sociedade.
Para que essa Romaria seja a verdadeira semeadura no campo das nossas Comunidades, da esperança do que queremos ver acontecer, convidamos você, sua Família, sua Comunidade, Organização e Movimento para que mobilize e organize sua caravana. O Material de divulgação e reflexão está na fase final de sua elaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário