terça-feira, 6 de agosto de 2013

Superior Regional anuncia prioridades para ação scalabriniana em países sul-americanos

Critério de permanência de missionários nas paróquias será de acordo com perfil migratório

O Superior Regional da Congregação dos Missionários de Sâo Carlos, Scalabrinianos, padre Agenor Sbairaini (CS) adiantou quais serão as linhas de ação prioritárias para a Congregação na América do Sul, a partir da unificação das províncias.

Padre Agenor menciona a presença dos scalabrinianos nas fronteiras, onde há a chegada, trânsito e partida de migrantes, como uma das ações mais urgentes. Cita, por exemplo, o trabalho realizado em Manaus no Amazonas, onde a Congregação tem acompanhado de perto a chegada e a inserção dos imigrantes haitianos.

Cita também os Centros de Estudos Migratórios, o Apostolado do Mar e a animação vocacional.

Paróquias

Durante entrevista à Rede Scalabriniana de Comunicação, o Superior Regional que toma posse no início de setembro em Porto Alegre, RS, falou também sobre como ficará a permanência de padres em paróquias, hoje assistidas pelos scalabrinianos.

Disse que o critério não muda e atenderá à necessidade de atendimento aos migrantes, ou seja, a necessidade ou não da presença do carisma scalabriniano.

Observou que as províncias, agora em caráter de funcionamento interno, ficarão sob uma coordenação mais ampla, onde por meio dos conselheiros manifestarão suas demandas pastorais. A sede da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, será em Porto Alegre, RS.


http://redesul.am.br/N/R/130325

Nenhum comentário:

Postar um comentário