quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Missão Scalabriniana em Ponta Porã- MS

Com alegria e entusiasmo missionário, aconteceu entre os dias 15 e 21 de setembro a Missão Scalabriniana na paróquia scalabriniana Divino Espírito Santo, na cidade de Ponta Porã-MS. A equipe missionária composta por cerca de 20 missionários, entre padres, irmãs, noviços e leigos scalabrinianos, além da equipe de apoio com leigos e leigas do local que colaboraram na preparação das refeições.
A cidade de Ponta Porã faz “divisa seca” com a cidade paraguaia de Pedro Juan Cavallero. Esta característica traduz uma realidade particular de mobilidade humana para a vida social local. Por ser um lugar de grande transitoriedade, algumas conseqüências são visíveis, como o drama de famílias com pessoas presas por tráfico de drogas.
O noviço Eduardo Gabriel, questionado sobre esta situação, partilhou um pouco de sua experiência: “Nas visitas às famílias encontramos inúmeras situações desta. Nas visitas aos colégios encontramos a convivência comum em sala de aula entre crianças que moram no Paraguai e no Brasil. Nas comunidades visitadas celebramos missas em casas de família. Nas igrejas das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Rosa de Lima fizemos duas bonitas celebrações da luz”.
A experiência missionária e a presença desses missionários e missionárias em Ponta Porã foi um reviver do carisma da Congregação Scalabriniana: ir ao encontro do Cristo Peregrino vivo nos irmãos e irmãs migrantes, como ensinou o fundador da Congregação, João Batista Scalabrini.
por Eduardo Gabriel, dia 26/09/2013 as 17:36
Foto: Eduardo Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário