quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Santuário celebra Noite Nordestina com missa e jantar em Londrina - Paraná.

 Terça-feira, 10 de setembro
Com muita alegria e festa a Caritas Arquidiocesana e a Pastoral do Migrante promoveram uma Noite Nordestina no Santuário de Nossa Senhora Aparecida na noite de 31 de agosto. A proghrmação teve início com uma missa nordestina celebrada pelo Padre José Alves de Souza ,SAC pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Shangri-lá), com a participação dos diáconos Evandro Delfino e José Renato Pavanato.
No inicio da celebração o Grupo de adolescentes Rocha da Salvação distribuiu uma cafezinho para a comunidade, Osvaldecir Plamagnani, integrante do ministério de musica Vozes de Maria, fez o ato penitencial ajoelhado diante do Altar. Após o Hino do Glória, uma família entrou na igreja ,com o pai empurrando uma carriola, a mãe e o filho mais velho carregando vasos de barro com água e dentro da carriola estava o filho mais novo, com a bíblia na mão, um pé de Mandacaru e uma arvore seca, simbolizando a seca e os fruto do nordeste brasileiro. A família foi recebida junto com a Bíblia no altar pelo padre.
Antes da homilia foi exibido um vídeo mostrando a realidade do nordeste e a fé do povo Nordestino.
 Após passar o vídeo o padre fez a seguinte explicação:
“São cenas reais e são cenas que se vivem ainda hoje, muitos irmãos e irmãs vivem nestas situações, na Pastoral do Migrante, nós nos deparamos constantemente com situações como estas, é só olhar as grandes construções que estão ai, as construções de shopping na maioria das vezes foi o povo nordestino que trabalhou e o pior é que quando acabam a construção mandam os trabalhadores embora, ai as pessoas tem que voltar ou buscar outra forma de sobreviver, no evangelho de hoje Jesus nos chama a atenção para as diversas formas de relacionamento entre nós, pedimos a Deus que nesta eucaristia nos abençoe e ajude a todos os nossos irmãos e ajude-nos a reconhecer o valor das pessoas e das diversas culturas”.
No momento mariano o diácono Evandro entrou com a imagem de Nossa Senhora, Mãe do Nordeste
A missa foi encerrada com uma musica nordestina de Luiz Gonzaga, Vida de Viajante.
Após a celebração da Eucaristia houve um Jantar com comidas do nordeste, entre elas o jabá na moranga. Em seguida, um momento de descontração com musicas nordestinas cantadas pelo Ministério Vozes de Maria.
A coordenadora da Caritas do Santuário, Marcia Ponce, comentou sobre a festa:
“Foi muito bom a gente conseguiu manter a tradição, a vários anos a gente vem realizando a noite nordestina antes já com a pastoral do imigrante, já tinha os jantares que era da semana do migrantes, que a gente transformou em noite nordestina, e já tem alguns tempo que a gente vem realizando, tivemos pouco tempo para trabalhar e organizar, mas mesmo assim houve uma participação não só da comunidade do santuário mas também de outras paróquias, pois a Cáritas trabalha em conjunto com outras pastorais da igreja, pois temos projetos sociais e também para arrecadar recursos, o recurso arrecadado será destinados aos projetos sociais da Cáritas da Arquidiocese de Londrina.” afirmou Marcia.
E ainda explicou o destino dos recursos arrecadados na Festa: “A gente tem vários projetos de bairro no Cinco Conjuntos, no Santa Fé, na Vila Fraternidade e também a gente acompanha e apoia vários projetos de entidades ligadas a igreja, pastorais, movimentos e a gente também faz este acompanhamento estes recursos também são pra isso, para motivar, para fomentar, para ajudar os pequenos grupos a se organizarem, então todas as arrecadações, é para investir em formações nas comunidades com projetos, este recurso vai retornar para as a comunidades também.”.
Os adolescentes do Grupo Rocha da Salvação trabalharam muito bem na organização da Noite Nordestina servindo toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário