quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


                                Apostolado do Mar

Scalabrinianos criam rede de colaboração nos cinco continentes

Sistematizar, articular e integrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os trabalhadores marítimos, pescadores e seus familiares, um pouco por todo o mundo, é o grande objectivo da Rede Scalabriniana do Apostolado do Mar, que acaba de ser criada.
O anúncio foi feito durante o I Encontro Internacional de religiosos e missionários que abraçaram a causa marítima, que teve lugar neste mês de Outubro, em Santos, no litoral de São Paulo, no Brasil.
Uma iniciativa organizada pelos Missionários Scalabrinianos, no âmbito dos 90 anos do Apostolado do Mar, conhecido como Stella Maris, e o Ano do Mar, instituído pelas Nações Unidas.
Contou com a presença de mais de 40 representantes das diversas missões ligadas à causa marítima, entre os quais o padre Bruno Ciceri, responsável mundial da Obra do Apostolado do Mar na Santa Sé.
Durante a reunião, dedicada ao tema “Os Missionários Scalabrinianos e o Mar: voltar a partir das origens do carisma”, o padre Paulo Prigol, capelão e director do Centro Stella Maris em Manila, nas Filipinas, destacou os principais desafios que motivaram a criação da rede.
“Mesmo trabalhando em realidades diferentes, nos cinco continentes, enfrentamos desafios comuns, pois, geralmente, lidamos com os marítimos que saem de determinada origem, das Filipinas, e que chegam aos portos de Argentina, Uruguai ou Brasil, por exemplo”, sublinhou o agora representante da recém-criada Rede Scalabriniana do Apostolado do Mar junto da Direcção Geral da Congregação.
“Em outros casos, em diferentes países, defrontamo-nos com os mesmos problemas trabalhistas ou com questões idênticas, relacionadas com as famílias que ficam em terra” acrescentou ainda, num comunicado enviado à agência ECCLESIA.
O padre Paulo Prigol apontou também para as dificuldades comuns, enfrentadas pelos capelães no exercício do seu ministério ou pelos leigos que colaboram com o Apostolado do Mar.
“É a partir desse contexto que entendemos ser importante a criação de uma rede para que possamos unir esforços, optimizar recursos humanos, técnicos e financeiros, a fim de que nossa resposta como Congregação a esta obra de evangelização seja, de facto, mais adequada à desafiante realidade dos trabalhadores do mar” concluiu.
Recorde-se que os Scalabrinianos têm actualmente missão em 10 portos no mundo: Ravenna (Itália), Kaoshiung (Taiwan), Cape Town e Saldana Bay (África do Sul), Montevídeo (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Rio Grande, Rio de Janeiro e Santos (Brasil) e Manila (Filipinas).
Até 2015, está previsto o alargamento desta rede a outros portos, como Haiti e Jacarta – o plano de trabalhos para os próximos cinco anos, aprovado durante a reunião, contempla outros projectos como a criação de um banco de dados para recolher e partilhar informações; campanhas de prevenção sobre a SIDA e outras doenças, junto dos trabalhadores marítimos; programas de formação contínua para capelães e voluntários leigos e projetos para auto-sustentação financeira dos Centros Stella Maris administrados pelos scalabrinianos.
O próximo encontro da nova Rede Scalabriniana do Apostolado do Mar está previsto para Agosto de 2011, em Hamburgo, na Alemanha.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário