quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


          Relato das visitas aos haitianos no Norte do Paraná,
                feitas pelo padre Gustot Lucien

Dando continuidade ao projeto de acompanhar os grupos de trabalhadores haitianos que estão no Estado do Paraná, parti de Curitiba para o Norte do Estado onde tem um número expressivo de migrantes haitianos, exercendo diversos tipos de trabalhos. Saí de Curitiba 28 de outubro por volta de 13:00 hs, de carro com destino a Londrina, chegando lá, posei na residência do Santuário Nossa Senhora Aparecida ( antiga missão Carlista). No mesmo dia à noite, fui convidado para assistir umas apresentações de um coral venezuelano e descendentes, na Igreja Rainha dos Apóstolos, que tem como pároco o padre José Alves, (palotino), ele também é assessor das pastorais sociais na Arquidiocese de Londrina.No dia 29, pela manhã, fui ao centro administrativo e Pastoral da Arquidiocese, onde encontrei com alguns agentes de pastorais e assistentes sociais que estão envolvidos diretamente com a realidade dos migrantes haitianos. Neste mesmo dia á tarde, visitamos um seminário onde tem um seminarista haitiano (Lucien Ceralis), ligado com o instituto São Tiago, conversamos sobre a realidade da migração haitiana  e ele se colocou a disposição para colaborar com a equipe pastoral de Londrina. Em seguida começamos a ter contatos com vários grupos de migrantes, empregadores e  empresas. Tivemos sempre boa receptividade nas empresas, muito mais ainda por parte dos haitianos. Nesse dia, concluímos as visitas em Cambé, conversando com o empregador de alguns haitianos. Vale ressaltar que neste dia a Senhora Márcia Ponce coordenadora da Pastoral do Migrante em Londrina, me acompanhou.
Na terça feira dia 30, fui a Arapongas, onde tem 18 haitianos trabalhando em supermercado, com os parentes do Padre Valdecir Molinari, cs. Naquele dia, quem me acompanhou para visitá-los, foi o Senhor Sebastião, tio do Pe. Valdecir. Na parte da tarde saí de Arapongas em direção a Rolandia onde tem um grupo de aproximadamente 30 haitianos, quase todos estão trabalhando em uma indústria de fraldas, fui primeiro na empresa, e na seqüência visitei o alojamento deles. Após está visita, retornei a Londrina para um descanso.

 Na quarta feira dia 31, tivemos em Londrina a reunião de avaliação da Pastoral do Migrante no Regional Sul II do ano 2012, e planejamento para 2013. Participaram Dom Laurindo como assessor episcopal  e  Cleonice Machado  representando a diocese de Foz do Iguaçu, Arquidiocese de Londrina esteve representada pelo assessor da Pastorais Sociais, Pe. José Alves, Márcia Ponce e demais participantes da região, a Arquidiocese de Curitiba estava representada por Lucia Bamberg, Elizete Santana,  e eu, Pe. Gustot Lucien. A diocese de Cascavel não pode participar nesse encontro, por estar com algumas dificuldades. O encontro aconteceu no Centro Pastoral e administrativo da Arquidiocese de Londrina, no inicio da reunião, Dom Orlando o Arcebispo de Londrina  nos deu palavras de boas vindas e incentivo. No fim deste encontro Lucia, Elizete e eu, partimos para Maringá, onde também por volta das 21:00 fomos visitar um grupo de meus compatriotas haitianos que trabalham na região metropolitana desta cidade (Paissandu),  no dia 01 de novembro, visitamos a empresa onde eles trabalham, na Carvoaria Arco Iris,   no fim de dia retornamos a Curitiba.

OBS: Encontramos todos bem, graças a Deus, com saúde, contentes trabalhando, mas com saudade de seus familiares.


Pe. Gustot Lucien, c.s

Fonte imagem: da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário