quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Haitianos no Brasil –   Grupo Cristo Rei  - RS

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem promovendo a celebração anual da Semana do Migrante (17 a 24 de junho) , fomentando assim a acolhida aos migrantes que chegam para sua inserção na comunidade e acompanhando as famílias que partem, principalmente para o exterior.
Hoje, estamos recebendo um bom número de haitianos, nossos irmãos migrantes, que perderam casas, familiares, pertences e quase sua identidade após o terremoto de 2010 no Haiti onde morreram aos milhares ficando desabrigados, sem possibilidades de vida, e de trabalho. Mai de 6 mil já receberam o visto humanitário de permanência no Brasil. No Rio Grande do Sul já estão nas cidades: Bento Gonçalves, Porto Alegre, Gravataí, Marau, Caxias do Sul, Sarandi, Vale Real e Rio Grande.
A Assembléia Legislativa do Estado recebeu haitianos em audiência e projeta políticas públicas para facilitar adaptação “Propomos políticas públicas, como estudo da língua portuguesa, ingresso na universidade e a capacitação deles para poder trazer os familiares.” Deputado Mike Breier.
Em nossa realidade de Bento Gonçalves, empresários abrem suas portas, também pela falta de operários e de estabilidade dos mesmos nas diversas empresas.
É de nosso conhecimento que empresas como Concresul e Matitel Compensados Anatômicos juntas contam com um bom número de migrantes haitianos.
Conhecendo esta dolorosa realidade o Núcleo de Leigos Missionários Scalabrinianos, Bom Samaritano de Bento Gonçalves incorporou o espírito Scalabriniano: visitou a Empresa Matitel, dialogou com a empresária e com alguns haitianos de modo a ajudá-los a se inserirem nos diversos âmbitos da sociedade: entregamos doações como: cobertores, agasalhos e calçados, pois sabemos que aqui o inverso é rigoroso e de onde vieram não existe inverno.
Estamos no aguardo de um novo contato com a Empresa Concresul para podermos ver a realidade e ajudá-los em suas necessidades.
João Aristides
Conselheiro Geral - LMS
Coordenador - GCR


Fonte: LMS Informativo nº 19 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário