quinta-feira, 27 de dezembro de 2012



Relatos das visitas do Pe. Gustot Lucien 
aos imigrantes haitianos no RS

No dia 17 do mês de novembro as 7:30, viajei de ônibus, com destino Caxias do Sul. Fui acolhido por uma família dona do restaurante Forquetense, onde tem um grupo de 04 haitianos trabalhando. No mesmo dia à noite fui visitar outro grupo de haitianos numa outra região chamada Parada Cristal, no seu alojamento. Eles trabalham numa empresa chamada Vinhedo Papeis. Nesse grupo um havia acabado de sofrer um acidente no trabalho, e esta com os dois braços quebrados. No domingo das 16 a 18 horas, tive uma reunião com um grupo de aproximadamente 25 haitianos, que estão sendo acompanhados pelas Irmã Carlitas. Esta reunião aconteceu no salão da paróquia São Pelegrino, encerrei o dia de trabalho, concelebrando na missa das 19:45 como o Pároco, onde aproveitei a homilia para explicar o motivo da minha visita na cidade, recebi uma acolhida calorosa, na paróquia, após a missa atendi algumas confissões.
Na segunda feira de manhã dia 20 de novembro, me reuni com os haitianos que trabalham no restaurante Forquetense, as 7:30 da manhã.  Na seqüência fui à empresa vinhedo papeis para me encontrar com a gerente da empresa e outros funcionários. Depois do almoço, fui para Porto Alegre.   Lá posei na nossa Igreja da Pompéia que pertence a provincia São Pedro, fui muito bem acolhido pelos Padres Lauro e João Marco Cimadon.
            No dia 20, Pe. Jão Cimadon, Irmão Paulo Welter, s.j (inclusive este colaborou por alguns meses em Manaus com a nossa missão) e eu, partimos de Porto Alegre para uma turnê missionária, visitas aos haitianos. Partimos em direção as cidades de Lageados, Estrela, Encantado, Parai, Marau e Passo Fundo. Como sempre nossa intenção foi de escutar, os haitianos, seus empresários, conhecer suas moradias, incentivar a pratica religiosa, e orientar, em certas situações.
            A nossa primeira visita foi em Lageados na construtora Zagonel, na linha da construção civil. Fomos acolhidos pelo Senhor José Zagonel, diretor da empresa no seu escritório. Acolheu-nos bem e nos falou, sobre a maneira que vem acontecendo a integração dos meninos na empresa, na moradia, no trabalho e o acompanhamento da documentação deles. Ele diz que está muito satisfeito. Na seqüência, ele nos convidou para visitar as duas obras onde eles trabalham. Reunimos-nos com eles, evidentemente por causa da língua, falo mais com eles que meus colegas que estavam comigo.
            A segunda visita aconteceu na Empresa pré-tubo, ela é situada na beira da BR 386, na cidade Estrela, lá tem 12 haitianos trabalhando, nos acolheram bem também, passamos certas horas com eles, orientando sobre certas situações. No fim do dia seguimos para cidade de Encantado, e por volta da 5:30 chegamos na nossa paróquia( São Pedro) Fomos acolhidos pelos padres e um grupo de leigos Scalabrinianos. A pós a acolhida, tivemos uma reunião, onde o foco foi a questão dos haitianos que estão na cidade, sendo acompanhado pelos leigos, mesmo com a dificuldade da língua que ainda existe.  Lá tem um grupo de 50, haitianos (homens e mulheres) que trabalham há dois meses, num Frigorífico Dálias Alimento, esses imigrantes entraram pelo Acre. A empresa oferece moradia por 06 meses, num Hotel alugado. Com eles no Hotel, na presença dos leigos Scalabrinianos tivemos uma reunião de aproximadamente duas horas, na qual falamos sobre documentação, sobre nosso País Haiti, sobre integração, saudade, sobre fé, inclusive alguns católicos me perguntaram como fazer para participar na paróquia, e se preparar para certos sacramentos.
No dia 22, fomos para Paraí, lá só tem dois haitianos. Eles trabalham numa fabrica de móveis, eles foram contratados em Manaus,  as irmãs Scalabrinianas, os acompanham. Permanecemos com eles, um tempinho, e depois seguimos para a cidade Marau. Onde primeiro visitamos, um frei e padre Capuchino haitiano, que está há seis meses no Brasil, trabalhando no noviciado dos capuchinos, e vem acompanhando os haitianos, naquela cidade. Ele nos informou que além dele, têm três noviços haitianos no seminário que também os acompanham. Nesta cidade os haitianos trabalham, na empresa Metasa. Fizemos uma visita para eles no alojamento, que é  na própria empresa. Depois dessas visitas, logo em seguida, fomos para Passo Fundo. Dormimos em Passo Fundo na nossa residência e no dia seguinte Pe. João Cimadon e o Irmão Paulo, retornaram a Porto Alegre, e eu Gustot, retornei a Curitiba.
            Encontramos eles trabalhando com saúde, também com saudades dos familiares deles, e da nossa terra mãe, Haiti.

 Pe. Gustot Lucien, c.s

Fonte imagem:  http://www.restauranteforquetense.com.br e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário