quarta-feira, 26 de dezembro de 2012



Atividades Realizadas pelos Leigos do Núcleo João Batista Scalabrini a partir de Setembro/2012 - Alvorada/RS

Os Leigos Missionários Scalabrinianos do Núcleo João Batista Scalabrini de Alvorada /RS, realizaram diversas atividades e encontros durante o ano de 2012, mas o que será descrito abaixo são participações dos Leigos Missionários em muitas atividades da Paróquia onde estão inseridos, do Vicariato da Arquidiocese de Porto Alegre, bem como participação em atividades externas, todas estas a partir de Setembro/2012, período este que ocorreu a IV Assembleia Geral dos LMS.

16/09 - Em 16 de Setembro/2012, reuniram-se todos os LMS do Núcleo João Batista Scalabrini, o Coordenador e a Irmã assessora, para mais um encontro de Leigos, encontro este, que ocorre uma vez por mês. Na ocasião foi apresentado, através de uma das Leigas que participou da IV Assembleia Geral, uma breve contextualização do que ocorreu nesta Assembleia em Piacenza/Itália, também foram mostradas imagens e fotos dos principais momentos vividos com tamanha intensidade por todos os Leigos, Irmãs e demais pessoas que estiveram presentes neste grande encontro.

22/09 - Leigos dos Núcleos João Batista Scalabrini e Bom Samaritano, juntamente com Irmãs assessoras participaram do 1º Seminário de Mobilidade Humana com o Tema: Tendências e desafios no Brasil e no RS. Tal evento ocorreu no dia 22 de Setembro/2012, no auditório do Palácio do Ministério Público.
11/10 – Participação dos Leigos na Abertura do Ano da Fé na Catedral Metropolitana de Porto Alegre/RS, lembrando os 50 anos do Concilio Vaticano II, onde este nos trouxe a luz para nossa Igreja.

12/10 – Leigos Missionários Scalabrinianos uniram-se em Fé na 19º Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Alvorada/RS, onde na Santa Missa nos foi lembrado as palavras de Sua Santidade o Papa Bento XVI, que disse “Nossa Senhora esteve presente no cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja nossa mãe e guia. Que ela nos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la em nossos corações como ela fez com sua vida...

28/10 – Os LMS de Alvorada também estão inseridos no Serviço de Animação Vocacional da Paróquia, neste serviço temos além dos Jovens o Grupo de Coroinhas, onde o responsável por este grupo é um dos leigos. No dia 28 de Outubro ocorreu no Seminário de Gravataí/RS através da Arquidiocese e do Vicariato um grande encontro de Coroinhas envolvendo todas as paróquias da Diocese. Neste evento os leigos e a irmã assessora se sensibilizaram e participaram juntos do Encontrão, auxiliando em todas as atividades com as crianças.

03/11 - Os Jovens Missionários Scalabrinianos de Alvorada (JMS), juntamente com os Jovens Conhecendo Cristo (JOCC), estiveram presentes em um dos eventos realizados pelo Vicariato de Gravataí/RS no dia 03 de novembro/2012, momento de muita Fé na Celebração de acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Também participaram neste encontro os Leigos Missionários Scalabrinianos e a Irmã assessora, todos bastante envolvidos e com o mesmo olhar da Igreja voltados para a juventude.

10/11 – Mais um grande encontro envolvendo os Jovens Missionários Scalabrinianos e o Grupo de Jovens Conhecendo Cristo, desta vez o evento foi regional e se deu na Cidade de Santa Maria/RS. Tais encontros ocorreram em preparação a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá dos dias 23 de Junho à 31 de Junho de 2013 no Estado do Rio de Janeiro. Participaram juntamente com os jovens e com os leigos, um número expressivo de Irmãs Scalabrinianas e postulantes.

18/11 – Realizado a ultima reunião do ano de 2012, neste encontro houve trocas sobre a experiência missionária de cada um, bem como uma avaliação por escrito sobre o Núcleo e o papel dos leigos dentro do Carisma Scalabriniano, onde através de perguntas já elaboradas pela Irmã assessora, foi solicitado que cada leigo respondesse de forma bem objetiva tais questões. Também tivemos neste encontro a presença de 04 novos integrantes ao Núcleo. Por fim houve o encerramento com uma pequena confraternização dos presentes e o agendamento da data para o Encontro dos Núcleos do Grupo Cristo Rei que ocorrerá no dia 23 de Fevereiro de 2013 em Canoas/RS no Centro Madre Assunta.

27/11 – Os LMS do Núcleo de Alvorada participaram no Encontro entre as Pastorais Vocacionais do Vicariato de Gravataí/RS juntamente com os Seminaristas do Seminário de Viamão/RS, onde durante a Celebração da Santa Missa ocorreu a instalação do COMISE – Comissão Missionária de Seminaristas.

08/12 – Presença dos LMS na Ordenação Presbiterial do Diácono Maico Pezzi dos Santos, prestigiando todo o seu trabalho e dedicação, seu testemunho é pautado na verdade, na transparência e na alegria que o Senhor lhe dá desde o momento que dispôs a segui-lo. “Optar por Jesus Cristo não foi uma tarefa fácil ontem, e não é hoje. Exige que rompamos com velhos costumes, com velhas crenças, com nosso jeitinho de fazer as coisas. É necessário um caminho de discernimento, de um encontro pessoal e autêntico com Jesus, que nos aponta o caminho e nos ensina como o seguir sem exceções.”

10/12 – Reuniram-se no Centro de Referência da Assistência Social do município de Alvorada - CRAS, os técnicos do referido Centro juntamente com um LMS, no qual também é referência no município em relação a assistência social. Neste encontro foi explicitado sobre o Movimento dos LMS, sobre a missão das Irmãs MSCS, e do Carisma Scalabriniano que caracteriza-se no serviço ao migrante. Sendo Alvorada uma cidade considerada migratória, com uma população de 211.276 habitantes, destes a maioria são migrantes de outros municípios e/ou estados, é um município com o maior índice de vulnerabilidade social, famílias extremamente miseráveis sem renda alguma. Estas famílias quando chegam ao município procuram o CRAS que é a porta de entrada para possíveis encaminhamentos, isto quando conseguem algum tipo de encaminhamento.
Sendo o nosso Carisma “serviço ao migrante, pobres e necessitados”, pensou-se então em uma parceria juntamente com o CRAS, no sentido de repassar para o Núcleo dos LMS quem são as famílias que migram para o município e que se encontram em vulnerabilidade social, informando nomes, endereços e um breve relato do contexto que envolve tais famílias. Pois a partir destas informações, os LMS se reunirão, irão fazer uma visita a estas famílias, após organizarão um plano de ação a fim de viabilizar a melhor forma de auxiliar estas pessoas dentro de suas necessidades.
Ficou acordado com a equipe do referido Centro que tal parceria se dará a partir de Fevereiro/2013, bem como será realizado reuniões sistemáticas a fim de repassarem novas informações para os leigos, pois os técnicos permanecerão acompanhando as famílias no intuito de verificar se as mesmas evoluíram ou não.
Marlene Dietrich da Silva
Leiga Missionária Scalabriniana


Fonte: LMS Informativo nº 19 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário