sábado, 8 de dezembro de 2012


Livro sobre tráfico humano dará subsídio ao texto da CF de 2014

Publicação do Setor de Mobilidade Humana foi lançada pela CNBB

A Campanha da Fraternidade de 2014 já conta com um importante subsídio. Trata-se de um livro que aborda o tráfico de seres humanos e o trabalho escravo, tema escolhido pela Igreja do Brasil. O material foi apresentado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB e deverá compor as linhas gerais do texto base que dará visibilidade nacional à chaga do tráfico humano e trabalho escravo, atividades ilícitas que figuram como o segundo crime mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico internacional de drogas.

O livro intitulado Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo foi produzido pelo Setor Mobilidade Humana, com informações importantes sobre o tema. O presidente da Comissão de Caridade, Justiça e Paz da CNBB, dom Guilherme Werlang observa que a publicação traz diversas abordagens tanto do ponto de vista teológico, como da conjuntura brasileira.

Lembra que o livro é resultado de trabalho de reflexão que iniciou em 2008, no Setor de Mobilidade Humana, tendo como ponto alto dois seminários sobre a questão. Destaca que a CNBB oferece o subsídio como apoio para elaboração do texto base e demais materiais da Campanha da Fraternidade de 2014.

Dom Guilherme ressalta que os textos da campanha terão muitas outras dimensões a partir da pesquisa que vários especialistas realizam sobre o tema. Os Missionários Scalabrinianos serão colaboradores diretos na elaboração do texto base, visto que o tema da campanha tem ligação significativa com o fenômeno migratório.

O tema da campanha será Fraternidade e Tráfico Humano e foi apresentado por grupos que envolvem entidades ligadas ao setor pastoral da Mobilidade Humana, como o Serviço Pastoral do Migrante e da Rede “Um Grito Pela Vida”.

Estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, em junho de 2012, estima o número de vítimas em 20,9 milhões, sendo 1,8 milhão somente nos países da América Latina e Caribe.

Segundo a Organização Internacional para Migrações, OIM, o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes estão crescendo na América Latina em função do crescimento da demanda e da tendência em importar trabalho barato em condições precárias.

Fonte: http://www.redesul.am.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário