quinta-feira, 4 de outubro de 2012


A ideologia dos grandes eventos e a migração serão debatidos em seminário

Evento que também abordará a integração dos haitianos ocorrerá em POA

Haitianos na chegada ao RS
Haitianos na chegada ao RS

O Fórum Permanente de Mobilidade Humana que assiste a migrantes, refugiados, marítimos, apátridas e vítimas do tráfico de pessoas realiza no dia 22 de outubro em Porto Alegre (RS), o Primeiro Seminário de Mobilidade Humana. Discutindo as tendências e os desafios da mobilidade humana no Brasil e no Rio Grande do Sul, o seminário ocorrerá no auditório do Ministério Público Estadual com abertura às 9h.

Organizado por várias instituições, entre elas a Caritas Arquidiocesana, Cibai Migrações e setor de migração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Seminário tem inscrições gratuitas e online pelo endereço: forommobilidaders@gmail.com. A programação já está disponível pelo blogwww.forommobilidaderswordpress.com.

Na ocasião serão lançadas duas obras sobre as migrações: o Guia das Migrações e Diversidade Cultural para Comunicadores e As Políticas Públicas de Migração e a Sociedade Civil na América Latina, editado pelo padre Leonir Chiarello, diretor da Rede Scalabriniana Internacional de Migração (SIMN).

A proposta é debater a complexidade da mobilidade humana para garantir o acesso aos direitos humanos fundamentais e promover a integração dos migrantes, refugiados, apátridas, vítimas de tráfico humano, estudantes internacionais e trabalhadores itinerantes.

No programa constam os painéis sobre “A Mobilidade Humana e a Ideologia dos Grandes Eventos”, com o diretor da Rede Scalabriniana Internacional de Migração, Leonir Chiarello; a professora Denise Cogo e Paulo Gilberto Leivas do Ministério Público. Outros temas a serem colocados dizem respeito aos desafios da mobilidade humana para os governos; os fluxos atuais de trabalhadores; desafios de acolhimento dos haitianos no Rio Grande do Sul; tráfico de pessoas, apátridas e os estudantes internacionais.

O evento que será transmitido pela Rádio Migrantes em http://www.redesul.am.br/Web-Radio-Migrantes.

Roseli Lara/ Rádio Migrantes
por Camila Panassolo (Web Rádio Migrantes), dia 04/10/2012 às 09:

Nenhum comentário:

Postar um comentário