quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Seminário analisa situação das migrações no RS

Migrantes haitianos no RS em busca de trabalho
Migrantes haitianos no RS em busca de trabalho
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul tem se caracterizado como destino de muitos migrantes. Grandes Investimentos em infraestrutura, obras para a Copa de 2014 e expansão do ensino superior tornam o Estado um destino atrativo. No entanto, muitos desses migrantes não encontram a acolhida e o acesso aos direitos básicos.

Diante das limitações dos serviços e de políticas públicas para com categorias em mobilidade, desafiou a união de dezenas de instituições governamentais (oriundas do executivo, legislativo e judiciário) e não governamentais (ONGs, Universidades, Instituições religiosas...) a criar o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do RS, tendo como foco a defesa de direitos humanos.

Entre as situações que exigem maior atenção estão a chegada de imigrantes haitianos, a situação dos estudantes africanos, a dificuldade dos hispano-americanos, os refugiados, o tráfico de pessoas e a descontextualização dos trabalhadores temporários em obras de infraestrutura.

Para debater o impacto dos fluxos migratórios e os desafios para o Governo e para a Sociedade, o Fórum Permanente realiza no dia 22 de Outubro, segunda-feira, a partir das 8h30min, no Auditório do Palácio do Ministério Público Estadual – Praça Marechal Deodoro, 110 – o 1º. Seminário de Mobilidade Humana no Brasil e no RS.

O evento pretende identificar os desafios que essa mobilidade humana traz para o Estado (em suas políticas e programas), para a sociedade e instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e apontar estratégias para a promoção de uma maior integração sociocultural.

Para aprofundar essas questões, o evento contará com a presença de pesquisadores, investigadores e especialistas como o Presidente do Conselho Nacional de Imigração, Dr. Paulo Sérgio Almeida e o Diretor Executivo Scalabrini International Migration Network com sede em Nova York e Coordenador Geral do Fórum Internacional sobre Migração e Paz, Dr. Leonir Mário Chiarello. Também participam dos debates o Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Dep. Miki Breier, a Diretora do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Sandra Fagundes, a Diretora dos Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, Dra. Tâmara Soares. Nos painéis do evento participarão docentes da UNISINOS, Dra. Denise Cogo, da UNIRITER, Dr. Paulo Gilberto Cogo Leivas e da UFRGS, Dra. Denise Jardim.

Durante o Seminário haverá exposição sobre migrações no mundo e lançamento de obras de diversos autores abordando a temática migratória.
por Camila Panassolo (Web Rádio Migrantes), dia 19/10/2012 às 09:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário