sábado, 6 de outubro de 2012


              Assembléia do Povo de Deus em Curitiba - Paraná

Pe. Gustot
Aconteceu nesse último fim de semana aqui em Curitiba, na casa de retiro Mossugué, a 33ª assembléia do povo de Deus. Uma assembléia que reúne praticamente representantes de todas as dioceses do Nosso Regional Sul II( Paraná). Além dos Bispos, cada diocese foi representada por mais ou menos 4 á 5 pessoas. A assembléia contou também com 40 pastorais específicas e movimentos. O tema desse ano foi: ´´ Renovação paroquial para transmissão da fé´´.
No segundo dia (29 setembro) na parte da tarde, foi dado um espaço para cada coordenador de pastoral específica e movimentos eclesiais partilhar suas experiências, nesse processo de renovação paroquial, a partir de sua pastoral. Foi dado apenas 03 minutos para cada coordenador falar, nos avaliamos que foi pouco, mas foi importante para socializar os trabalhos de cada um. Conseguimos pelo menos em grosso modo colocar a nova fisionomia do Regional Sul II, a partir das últimas realidades migratórias dos últimos anos. Aqui no CEAMIG nos últimos anos, atendemos gente de vários países africanos( Angola, Congo, Guinné Bissau, Guiné Conacré, Nigéria, Senegal) e também Haiti, como todo mundo já sabe.
Aproveitei essa assembléia para conversar pessoalmente com os Bispos e alguns coordenadores de ação evangelizadora, das dioceses onde tem sinais migratórias, a  partir dos haitianos. Eles foram muitos receptivos para comigo, e deram toda liberdade para nos exercer o nosso trabalho. Um trabalho que vai além das minhas visitas aos grupos de trabalhadores, mas que possa motivar e até envolver as Igrejas locais nesse trabalho, como diz o documento de Aparecida na sua reflexão sobre a migração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário