sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Ano da Fé e a Evangelização com os Migrantes Retornados

Mês de outubro, mês missionário e ano da fé, um mês especialmente dedicado ao trabalho dos Missionários Scalabrinianos junto aos migrantes, nas paróquias, casas de acolhida, centro de estudos, pastoral migratória e nas conferências e seminários que permanentemente estão ocorrendo para debater o fenômeno migratório e apontar caminhos para políticas humanitárias.

O mundo missionário e o desafio de evangelizar no contexto das pessoas que se mudam, migram entre cidades e aquelas que agora voltam para os países de origem ou fazem uma migração intra-regional nos países da América Latina. O desafio de levar a fé inculturada à vida do migrante, durante o ano da fé aberto neste dia 11 de outubro pelo Papa Bento XVI.

Aliás, dia 21 de outubro é Dia Mundial das Missões e o Papa em sua mensagem chamou a Igreja “a fazer resplandecer a Palavra de verdade”, levar essa Palavra junto às realidades migratórias é o desafio assumido pela Congregação e pelos Leigos Scalabrinianos.

E agora um dado novo no fenômeno migratório: fazer missão, levar a fé e a solidariedade junto aos migrantes retornados aos países da América Latina e junto aqueles que desde a Europa estão buscando cada vez mais o continente latino-americano em função da crise.

Os números da migração de retorno apontam para acentuação deste fenômeno. A Organização Internacional para Migrações (OIM) confirmou recentemente em conferência internacional realizada em Quito, no Equador, que dezenas de milhares de latino-americanos estão voltando para casa voluntariamente. Desde 2011, milhares de pessoas decidiram deixar as nações que os abrigavam na Europa e nos Estados Unidos para retornar ao seu país de origem. O encontro em Quito também discutiu as políticas de retorno, ou seja, como receber de volta os migrante no Brasil, Equador, El Salvador, México e Uruguai.

Segundo a OIM, entre as razões mais frequentes para o retorno estão a crise econômica, o desemprego e a intensificação de regras migratórias. Colaborando com essas discussões a Rede Scalabriniana Internacional de Migração (SIMN) participou em Quito de um painel sobre as políticas sociais e de retorno, apresentando o tema "respostas da sociedade civil contra a crise e o retorno", divulgando as respostas oferecidas pela Congregação através de diversos abrigos e casas de migrante na América Latina, por meio da Rede Casas do Migrante.

Na ação pastoral, inculturar o ano da fé é levar o migrante e sua família a reavivar sua confiança em Deus, mas esse propósito exige um testemunho pessoal de um "Deus que é solidário", que se apresenta ao migrante por meio de ações concretas de solidariedade daquele que evangeliza.

Ano da fé, evangelizar com o migrante – outubro de 2012 novembro de 2013.

Roseli Lara
Webradio Migrantes
por Camila Panassolo (Web Rádio Migrantes), dia 11/10/2012 às 10:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário