sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Encontro Internacional de Formandos Scalabrinianos e
Ano Vocacional Scalabriniano
em Curitiba - Pr


           Neste ano em que celebramos os 125 anos de fundação da nossa Congregação e motivados pela proposta do Ano Vocacional Scalabriniano (“Fica conosco Senhor”) tivemos a oportunidade de vivenciar um momento histórico em nossas províncias São Paulo e São Pedro, que foi o Encontro Internacional de Formandos Scalabrinianos. Este encontro aconteceu no Instituto Filosófico Scalabriniano em Curitiba, PR, nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2012.
                Foi um momento festivo que contou com a presença de aproximadamente de oitenta formandos de oito nacionalidades provenientes das casas de formação do Brasil (Seminário Menor - Passo Fundo, RS; Propedêutico - Jundiaí, SP; Filosofia - Curitiba, PR; Noviciado - Porto Alegre, RS; Teologia - São Paulo, SP) e do Paraguai (Seminário Menor - Ciudad del Est; Propedêutico - Assunción).
Foi muito significativa, também, a presença do Superior Geral, Pe Sérgio Geremia (através de uma carta enviada) e dos provinciais Pe. Alfredo Gonçalves (Província São Paulo) e Pe. Adilson Busin (Província São Pedro); além dos formadores e animadores vocacionais das respectivas casas de formação
             O sentimento de unidade e ânimo vocacional foi o fio condutor do encontro, proporcionando pelas várias dinâmicas propostas (palestras, orações dinamizadas, partilhas em grupo, missas, passeio, esporte, teatro...) grande interação entre todos, descontração, compromisso e acima de tudo uma profunda alegria em se sentir parte de uma família religiosa onde a chama da vocação ainda se faz sentir forte. Testemunho disso foi a presença marcante dos seminaristas que estão iniciando o processo formativo (seminários menor e propedêutico) tanto do Brasil como do Paraguai, que com seu ânimo e disposição (demonstrado nas apresentações e demais atividades) deixaram essa marca vivaz da vocação em nossos corações.
                 A partir de um encontro como esse só podemos dizer que vale a pena doar a nossa vida nesta missão scalabriniana, pois por tudo o que foi vivenciado não resta-nos dúvida de que o Senhor Jesus atendeu o nosso pedido e permaneceu conosco.
 Em nome de todos os formandos scalabrinianos
Cleber de Paula Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário