segunda-feira, 1 de outubro de 2012


                  Pe. Gustot Lucien,cs visita imigrantes haitianos no Paraná.

A visita aconteceu dos dias 17 a 23 de setembro de 2012 e teve por objetivo avaliar a situação real em que se encontram os imigrantes haitianos que foram contratados por empresas paranaenses, na região Oeste do estado. A visita  durou uma semana, e foram visitadas quatro cidades. Pato Branco, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Palotina.
Nesta região foram encontradas pelo padre várias empresas que estão dando oportunidade aos haitianos oferecendo empregos. Na ocasião, o contato com os mesmos ocorreu através de instituições religiosas, paróquias, que muito colaboraram para que  esta visita fosse produtiva,  empresários também se puseram a  disposição para que o contato do padre fosse feito da melhor maneira, podendo assim  encontrar-se com muitos haitianos que estão na região, atendendo-os e ouvindo-os em suas necessidades.
   Encontram-se um grupo considerável destes imigrantes na região, passando de 500.  A maioria deles satisfeitos, outros ainda encontrando dificuldades em se adaptar com o clima, e outras situações que aparecem no dia a dia. Todos tem esperança de melhorar de vida e poder ajudar familiares deixados no Haiti
 Tantos os padres quanto os empresários da região onde aconteceram as visitas se colocaram a disposição da Pastoral do Migrante para da melhor maneira colaborar no atendimento aos haitianos.

Por Lucia Bamberg
Pela Pastoral do Migrante Regional Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário